Encontro internacional em Lisboa por proposta do PCP

No dia 13 de Setembro, foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa (CML), com os votos favoráveis do PCP, PS, BE e abstenção do PSD e CDS, a proposta apresentada pelos comunistas para a realização, em Lisboa, de um Encontro Internacional de Literatura e de Língua Portuguesa.

A proposta prevê realizar um evento literário regular, com primeira edição no último trimestre de 2019 ou primeiro semestre de 2020, de dimensão internacional, que celebre a Língua, os Livros, a Literatura, as Leituras e as Livrarias em Lisboa, denominado Lisboa Cinco L, promovido pelo pelouro da Cultura que, através das bibliotecas municipais e em articulação com os serviços municipais e as entidades que se considerem relevantes, defina o modelo programático e organizativo do evento, mantendo a responsabilidade de organização na sua esfera de forma a melhor defender a equidade e a missão pública do evento, não privilegiando qualquer lógica empresarial e editorial em detrimento de outras.

Prevê ainda que este evento seja promovido em toda a cidade, em articulação com as escolas, universidades, freguesias e outros parceiros, envolvendo a população local e garantindo uma diversidade estética, diferenciação de géneros e distintos públicos e que seja assegurada a justa remuneração a todos os escritores, animadores culturais/declamadores e actores envolvidos.

Miradouro de Santa Catarina
Aprovada foi também, com os votos contra do PS, uma moção dos vereadores do PCP que defende que o Miradouro de Santa Catarina continue acessível a todos os visitantes em horário e sem vedação.




Mais artigos de: Nacional

Governo discrimina lesados de Monchique

INCÊNDIOS A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusa o Ministério da Agricultura de fugir às suas responsabilidades nas ajudas públicas para minorar os prejuízos causados nos incêndios de Monchique.

Vaga de autoritarismo em Nisa

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal (CM) de Nisa, Vítor Martins e Fátima Dias, apresentaram, no dia 4 de Setembro, uma declaração a denunciar a discriminação de que têm sido alvo por parte da maioria PS no município. O documento foi apresentado na primeira reunião após a agressão à vereadora Fátima Dias por parte da...

35.ª Seixalíada arranca no sábado

«Um projecto singular, uma força colectiva» é o lema da 35.ª Seixalíada 2018, que decorre de 22 de Setembro a 20 de Outubro. A festa de abertura, no próximo sábado, tem lugar no Parque Urbano de Fernão Ferro, a partir das 15h30. No dia 29 de Agosto, a Assembleia Municipal do Seixal aprovou...

Festa da Criança no Seixal

No próximo sábado, 22, entre as 10 e as 18h00, o Parque Urbano das Paivas, Amora, acolhe, pelo 8.º ano consecutivo, uma Festa da Criança, promovida pela Associação «Os Pioneiros de Portugal» e a Câmara Municipal do Seixal. Com entrada gratuita, a festa – onde não faltará a diversão, a amizade,...