Governo discrimina lesados de Monchique
INCÊNDIOS A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusa o Ministério da Agricultura de fugir às suas responsabilidades nas ajudas públicas para minorar os prejuízos causados nos incêndios de Monchique.
O Ministério da Agricultura não criou a candidatura «simplificada»
No passado dia 14 – em carta dirigida ao ministro da tutela, aos demais órgãos de soberania e à opinião pública – a CNA refere que, ao contrário do que aconteceu aos pequenos e médios agricultores da região Centro em 2017, o Ministério da Agricultura não criou as candidaturas simplificadas até aos cinco mil euros de prejuízo aos lesado pelos incêndios de Monchique.
O Ministério está a «obrigar» todos os eventuais candidatos a ajudas públicas a apresentarem as suas candidaturas através de projectos no âmbito do PDR 2020, independentemente dos valores em causa. «Estas candidaturas são bastante mais “complicadas” do ponto de vista tecnoburocrático e administrativo», provocando «atrasos na aprovação e execução prática dos projectos a realizar por esta via», alerta a Confederação.
Num outro documento, de 12 de Setembro, a CNA exige a «criação de Ajudas por perda de rendimentos, causados pelo fogo, nomeadamente na pecuária (apicultura) e em culturas permanentes, como vinhas e pomares afectados».
Encontro em Galveias
A Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis vai realizar, no dia 13 de Outubro, em Galveias, a 21.ª edição do «Encontro da Agricultura Familiar». A iniciativa conta com o apoio da CNA.