PCP contesta encerramento do SAC na Póvoa

Mais de meia centena de utentes da saúde do concelho de Vila Franca de Xira concentraram-se, ao final do dia de segunda-feira, 30, na Póvoa de Santa Iria, para contestarem o encerramento do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no Centro de Saúde daquela localidade.

O protesto foi convocado pela Comissão de Freguesia da Póvoa de Santa Iria do PCP e contou com a presença da deputada do Partido Rita Rato, que ao intervir na iniciativa denunciou a ofensiva contra o Serviço Nacional de Saúde e reiterou o compromisso dos comunistas em tudo fazer para reverter o fecho.

David Costa, eleito na Assembleia de Freguesia pelo PCP, por seu lado, salientou que o encerramento do SAC a partir de 1 de Agosto [ontem], vai obrigar os utentes, muitos dos quais idosos, a deslocarem-se a partir a Alverca. Na prática, só nesta última vai continuar a funcionar o atendimento médico supletivo (a partir das 20h00), cujos dois médicos passam a ter a seu cargo as populações de Alverca, Sobralinho, Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

A decisão da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, entidade que garantiu à Lusa que discutiu o fim do SAC com a Junta de Freguesia e com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, terá como consequência adicional o aumento da pressão sobre as urgências hospitalares, notou ainda David Costa.

 



Mais artigos de: PCP

Investimento público para desenvolver o Alentejo

PROGRESSO O PCP insiste na necessidade de investimento público no Alentejo para construir e requalificar importantes infra-estruturas e equipamentos essenciais ao desenvolvimento da região e do País.

Partido recebido pelo PR

Uma delegação composta por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Jorge Cordeiro, do Secretariado do Comité Central, e João Oliveira e Patrícia Machado, da Comissão Política do CC, foi recebida, segunda-feira, 30, em audiência pelo Presidente da República. Em nota divulgada anteontem pelo gabinete de imprensa do...

Pelo fim da contratação a privados das funções de fiscalização na STCP

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto/STCP, empresa de capitais públicos onde seis municípios da Área Metropolitana do Porto têm especiais responsabilidades, tem vindo a ser notícia devido a uma sucessão de casos e incidentes, nomeadamente o mais recente episódio da agressão a uma jovem colombiana. Estas...

Informar, mobilizar e dar sentido à luta

É a própria realidade a comprovar todos os dias que a intervenção do PCP, partido dos trabalhadores, é ainda mais necessária junto destes, nas empresas e locais de trabalho. É aqui que se dá o confronto decisivo com o capital, se forma a consciência política e de classe, se revelam os combatentes. Nesta intervenção, que...