Luta e acção possibilitam aumento das pensões

PCP No mês de Agosto as pensões até 643,35 euros, pelo segundo ano consecutivo, vão ter – para além do aumento geral – uma valorização extraordinária entre seis e 10 euros.

Os avanços registados resultam da determinação do PCP

O aumento extraordinário – conseguido com a luta dos reformados, pensionistas e idosos e a acção do PCP – corresponde a um montante que, somando ao valor da actualização que se verificou em Janeiro, atingirá os seis e os 10 euros, consoante tenha existido ou não a actualização da pensão entre 2011 e 2015.

«Os avanços registados resultam da determinação do PCP para repor o poder de compra das reformas e pensões, confiscado pelo anterior governo PSD/CDS», lê-se num documento do Partido que está a ser distribuído em todo o País.

O PCP quer mais e reclama um aumento extraordinário de 10 euros para todas as reformas, a partir de Janeiro de cada ano, uma proposta que o Executivo PS recusou. «A acção do PCP foi determinante para que o aumento das pensões não se confine ao descongelamento do mecanismo de actualização anual, como pretendia o Governo minoritário do PS e o BE», informam os comunistas.

Em 2018 é ainda reposto o pagamento por inteiro do subsídio de Natal. Ou seja, no final do ano, todos os reformados vão receber mais uma pensão por inteiro, o 14.º mês da pensão, o que representa a concretização da reposição de um direito posto em causa pelo anterior governo PSD/CDS, que pretendeu ocultar a amplitude dos cortes nos valores das pensões e criar condições para acabar com tal direito.

 



Mais artigos de: PCP

Investimento público para desenvolver o Alentejo

PROGRESSO O PCP insiste na necessidade de investimento público no Alentejo para construir e requalificar importantes infra-estruturas e equipamentos essenciais ao desenvolvimento da região e do País.

Partido recebido pelo PR

Uma delegação composta por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Jorge Cordeiro, do Secretariado do Comité Central, e João Oliveira e Patrícia Machado, da Comissão Política do CC, foi recebida, segunda-feira, 30, em audiência pelo Presidente da República. Em nota divulgada anteontem pelo gabinete de imprensa do...

PCP contesta encerramento do SAC na Póvoa

Mais de meia centena de utentes da saúde do concelho de Vila Franca de Xira concentraram-se, ao final do dia de segunda-feira, 30, na Póvoa de Santa Iria, para contestarem o encerramento do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no Centro de Saúde daquela localidade. O protesto foi convocado pela Comissão de...

Pelo fim da contratação a privados das funções de fiscalização na STCP

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto/STCP, empresa de capitais públicos onde seis municípios da Área Metropolitana do Porto têm especiais responsabilidades, tem vindo a ser notícia devido a uma sucessão de casos e incidentes, nomeadamente o mais recente episódio da agressão a uma jovem colombiana. Estas...

Informar, mobilizar e dar sentido à luta

É a própria realidade a comprovar todos os dias que a intervenção do PCP, partido dos trabalhadores, é ainda mais necessária junto destes, nas empresas e locais de trabalho. É aqui que se dá o confronto decisivo com o capital, se forma a consciência política e de classe, se revelam os combatentes. Nesta intervenção, que...