PCP visita feira da agricultura e encontra-se com SMMP

O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou, se­gunda-feira, 4, num en­contro com uma de­le­gação do Sin­di­cato dos Ma­gis­trados do Mi­nis­tério Pú­blico (SMMP), di­ri­gida pelo seu pre­si­dente, An­tónio Ven­ti­nhas.

Acom­pa­nhado por Rui Fer­nandes, da Co­missão Po­lí­tica, e José Neto, Je­ró­nimo de Sousa de­fendeu pe­rante os jor­na­listas, após o en­contro, que o Mi­nis­tério Pú­blico deve ter meios para in­ves­tigar e os juízes meios e con­di­ções para julgar. Antes, já o di­ri­gente sin­dical tinha par­ti­lhado as suas pre­o­cu­pa­ções com a falta de in­ves­ti­mento na in­ves­ti­gação cri­minal e os atrasos na ela­bo­ração de um novo es­ta­tuto dos ma­gis­trados e na re­de­fi­nição das car­reiras.

Re­la­ti­va­mente ao sis­tema ju­di­ciário, o Se­cre­tário-geral do PCP tinha re­a­fir­mado a ne­ces­si­dade de ga­rantir o acesso dos ci­da­dãos à jus­tiça em con­di­ções de igual­dade e a au­to­nomia do Mi­nis­tério Pú­blico, ao mesmo tempo que in­sistiu na im­por­tância de «im­pedir que o poder eco­nó­mico se so­bre­ponha ao poder po­lí­tico».

No sá­bado, Je­ró­nimo de Sousa en­ca­beçou a de­le­gação do PCP que vi­sitou a Feira Na­ci­onal da Agri­cul­tura, em San­tarém, cuja 55.ª edição tem por tema o olival e o azeite. Na oca­sião, o di­ri­gente co­mu­nista afirmou a total dis­cor­dância dos co­mu­nistas com a pro­posta da Co­missão Eu­ro­peia de cortar nos apoios co­mu­ni­tá­rios à agri­cul­tura no pe­ríodo 2021/​2027.

Je­ró­nimo de Sousa, após ga­rantir que os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu e na As­sem­bleia da Re­pú­blica se ba­terão contra essa in­tenção, lem­brou que o País tem sido dos mais pre­ju­di­cados na dis­tri­buição das verbas para o sector. A PAC, acres­centou, levou à «li­qui­dação de cerca de 400 mil uni­dades pro­du­tivas na agri­cul­tura» e cons­titui, hoje, uma «uma ameaça» para os ce­reais e para o leite, do qual o País já foi auto-su­fi­ci­ente.




Mais artigos de: PCP

Comunistas do distrito de Viseu cuidam do futuro do Partido

PRI­O­RI­DADES Na XI As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Viseu (AORV) do PCP, re­a­li­zada em Man­gualde, no dia 3, Je­ró­nimo de Sousa apre­sentou pro­postas para o de­sen­vol­vi­mento do in­te­rior do País.

PCP celebra Dia da Criança com teatro e intervenção

INFÂNCIA O PCP as­si­nalou, a 1 de Junho, o Dia da Cri­ança, com a en­trega de quatro ini­ci­a­tivas par­la­men­tares e uma ida do Se­cre­tário-geral a uma peça de te­atro para a in­fância, in­se­rida no Fes­tival Se­mentes.

Jornadas de trabalho começam já para a semana

MILITÂNCIA As jor­nadas de tra­balho para a cons­trução da Festa do Avante! de 2018 ini­ciam-se na pró­xima se­mana, a 16 de Junho, na Quinta da Ata­laia. Mas há ou­tras ta­refas em curso.

Valorização do Trabalho em debate na Madeira

PCP Mais de uma cen­tena de mi­li­tantes co­mu­nistas de­ba­teram, dia 26 de Maio, o mundo do tra­balho na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira (RAM). No final foi apro­vada uma re­so­lução com o di­ag­nós­tico da re­a­li­dade e as pro­postas do Par­tido.

Esclarecer para organizar organizar para intervir

Centro de gravidade do Partido porquanto constitui o elemento estratégico decisivo da sua natureza e projecto, a intervenção do PCP nas empresas e locais de trabalho prossegue, procurando através do esclarecimento organizar, e daqui partir para a intensificação da acção reivindicativa. Denunciar ofensivas e atropelos é...