Protesto denuncia precariedade na Universidade de Coimbra

O núcleo de Coimbra da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou, no dia 17 de Abril, junto à Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), uma iniciativa de protesto e divulgação da actual situação dos bolseiros e precários na UC.

Em nota de imprensa, a ABIC refere que «uma parte importante» dos trabalhadores da UC têm «vínculos precários, sem acesso a uma segurança social digna, sem acesso às carreiras, sem a possibilidade de participação nos órgãos de gestão das instituições e sem direito a qualquer tipo de estabilidade».

Na UC há mais de 500 bolseiros contratados directamente a somar a cerca de muitos outros financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), entre bolsas de doutoramento e bolsas de pós-doc.

«Estas pessoas desenvolvem investigação de ponta nas mais diferentes áreas, dão aulas a milhares de alunos, orientam centenas de teses de mestrado e doutoramento, garantem serviços completos na Reitoria da UC e até angariam fundos para o funcionamento da Universidade. São, portanto, trabalhadores com deveres mas sem direitos, com um papel fundamental mas com vínculos descartáveis», denuncia a ABIC.

 



Mais artigos de: Nacional

Portugal ergue a voz pela paz na Síria

SOLIDARIEDADE Acções em Lisboa e no Porto deram nos últimos dias expressão pública à luta pela paz e contra a agressão externa ao povo sírio, que desde a primeira hora mobiliza o movimento da paz português.

Luta de classes no Brasil debatida em Portugal

TERRA A 17 de Abril assinala-se o Dia Internacional da Luta Camponesa, em homenagem aos 19 trabalhadores rurais sem terra brasileiros assassinados pela polícia, em 1996, em Eldorado dos Carajás.

A luta é o caminho no ensino e no mundo do trabalho

JUVENTUDE A Direcção Nacional (DN) da JCP, reunida nos dias 14 e 15, analisou a situação política e social dos jovens portugueses, e delineou estratégias para intensificar a luta e o reforço da organização.

«Boas contas» da CDU aprovadas em Almada

RECONHECIMENTO Em 2017, a Câmara Municipal de Almada apresentou uma boa saúde financeira, resultante da gestão da CDU e da elevada competência e dedicação dos trabalhadores da autarquia.

Proveitos superam os custos no Seixal

A Câmara Municipal do Seixal aprovou, quinta-feira, 19, o Relatório de Actividades e Prestação de Contas referente ao exercício de 2017. Os documentos refectem um resultado líquido no montante de 19 671 505 euros, o que configura, pelo 8.º ano consecutivo, um exercício onde os proveitos superam os custos. Em paralelo, o...

CPPME apresenta propostas ao Governo

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) participou, no dia 13 de Abril, no Ministério das Finanças, nos trabalhos da Comissão de Acompanhamento que visa a extinção do Pagamento Especial por Conta (PEC) a partir de Janeiro de 2019. Afonso Luz, Quintino Aguiar e José Brinquete (dirigentes...

Benavente homenageia Domingos Lobo

A Câmara de Benavente homenageou o escritor e programador cultural, dia 20, com a entrega da Medalha de Mérito Municipal e a inauguração da exposição «Domingos Lobo, a Vida e a Obra», no foyer do Cine-Teatro de Benavente. No conjunto de iniciativas inseriu-se ainda, dia 21, um recital de...