Pôr a investigação ao serviço dos agricultores e da produção nacional

INOVAÇÃO É urgente reforçar a investigação e experimentação, bem como o apoio e aconselhamento agrícola, o que implica valorizar entidades como o INIAV e o IPMA.

O desmantelar de serviços do Estado prejudicou os pequenos agricultores

LUSA

Image 24598


Esta é uma das recomendações ao Governo que consta de um projecto de resolução do PCP recentemente aprovado pelo Parlamento com várias propostas para valorização da investigação e dos laboratórios públicos e para reposição de um serviço de extensão rural. PSD e CDS foram os únicos que não acompanharam as restantes bancadas na votação favorável do diploma, opondo-se num dos pontos e abstendo-se nos restantes. Duas outras iniciativas legislativas – uma do PSD, propondo um «comité científico agro-alimentar»; outra do CDS, para a criação de uma «plataforma de valorização do agro-alimentar» – estiveram igualmente em debate e foram viabilizadas graças ao BE, que se absteve, votando contra PS, PCP e PEV.

A iniciativa do PSD «esvazia ainda mais as estruturas do Ministério da Agricultura», enquanto a do CDS «põe em causa o observatório dos mercados agrícolas», criticou o deputado comunista João Ramos, fundamentando o sentido de voto da sua bancada, não sem antes pôr a nu a hipocrisia de ambos patenteada na política de encerramento de laboratórios no interior quando estiveram no governo, altura em que remeterem à penúria estações zoo técnicas, experimentais e repositórios genéticos, «destrataram os investigadores dos laboratórios públicos».

Daí que outra das recomendações do PCP agora aprovadas aponte para o reforço dos laboratórios do Estado e para a avaliação do processo de desmantelamento de estações/centros de tecnologia e laboratórios, designadamente os encerrados pelo governo anterior, com vista à «consolidação de uma rede nacional de estruturas públicas de investigação e apoio ao desenvolvimento», como aliás recomendava outra Resolução da AR aprovada o ano passado (166/2017), também por proposta do PCP.

Rede de apoio, acompanhamento e aconselhamento agrícola, para que os agricultores possam aceder à inovação e à investigação, imprescindível a uma agricultura «ao serviço da produção de alimentos e da soberania alimentar, da fixação de pessoas no território e de coesão territorial e dos equilíbrios ambientais», como sublinhou João Ramos. Só que para isto, foi ainda o parlamentar comunista a sublinhá-lo, o «Governo tem de fazer mais do que até aqui», «tem de se afastar das opções de PSD e CDS».




Mais artigos de: Assembleia da República

No 8 de Março celebrar a luta de todos os dias

O Parlamento aprovou, por unanimidade, dia 9, um voto de congratulação do PCP pelo Dia Internacional da Mulher. Igual aprovação obteve um texto para assinalar a data da iniciativa da subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação. A importância de...

Revisão mais célere do calendário fiscal

O Parlamento aprovou em votação recente uma recomendação ao Governo proposta pelo PCP pela «rápida conclusão do processo de revisão do calendário fiscal». O projecto de resolução comunista, que obteve votos favoráveis de todas as...