Em defesa do processo de paz na Colômbia
João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE) e vice-presidente da delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT) interveio numa iniciativa sobre os «Direitos das Vítimas e os Acordos de Paz» na Colômbia, promovida pelo Grupo Confederal GUE/NGL do PE, no início de Fevereiro, em Bruxelas.
Esta iniciativa contou com a presença do embaixador colombiano designado junto da União Europeia, Sergio Jaramillo, e com um representante das FARC, Jhon Fredy León, que expuseram o ponto de situação da implementação dos acordos de paz no que concerne ao ponto específico das vítimas.
Participaram ainda organizações como a Associação Nacional de Deslocados Colombianos (ANDESCOL), a Fundação para os Direitos Humanos no Centro e Oriente da Colômbia, a Constituinte de Exilados e Perseguidos pelo Estado Colombiano, a VivosVZW, o Comité Permanente de Direitos Humanos e a Plataforma Andaluz pela Paz na Colômbia.
Na sua intervenção de abertura, João Pimenta Lopes expressou a preocupação quanto à não implementação dos acordos de paz por parte das autoridades colombianas, uma vez que as FARC têm cumprido escrupulosamente com aqueles apesar das constantes ameaças de que são alvo. O deputado do PCP no PE também reafirmou a solidariedade dos comunistas portugueses para com os comunistas, revolucionários, progressistas e democratas, e para com os movimentos populares e indígena que na Colômbia têm assumido firmemente (por vezes pagando com a própria vida) a defesa de um processo de paz com justiça e progresso social.