Sindicatos convocam greve na Air France
Dez sindicatos da Air France, a maior companhia aérea francesa, convocaram uma greve para a próxima semana, dia 22, para reclamar aumentos salariais de seis por cento.
A jornada tem o apoio de três sindicatos de pilotos (SNPL, Spaf e Alter), dois de pessoal de bordo (SNPNC e Unsa-PNC) e cinco de pessoal de terra (CGT, FO, SUD, CFTC e SNGAF).
Estas estruturas recusam os termos do acordo assinado no início do mês pelos sindicatos CFE-CGC e CFDT, que prevê uma actualização salarial de apenas um por cento.
Este acordo fica «muito aquém das expectativas dos trabalhadores» e «não poderá compensar o aumento do custo de vida nem recuperar os salários bloqueados desde 2011», salientam em comunicado as estruturas convocantes da greve.
Os sindicatos CFE-CGC e CFDT representam apenas 31,3 por cento dos trabalhadores da companhia.
Apesar disso, a administração da Air France anunciou que irá aplicar «unilateralmente medidas equivalentes às previstas no acordo» com os dois sindicatos minoritários.
Em concreto, haverá um aumento salarial de 0,6 por cento em Abril, complementado em Outubro com mais 0,4 por cento.
Os restantes sindicatos exigem a reabertura das negociações, lembrando que a companhia teve bons resultados em 2017.
A Air France assegura mais de 320 ligações em 118 países e é uma das maiores transportadoras aéreas do mundo em termos de volume de negócios, que ascendeu a 28 800 milhões de euros em 2016.