Convívio e debate marca acção do Partido no Alentejo

A Quinta da Ata­laia aco­lheu, a 27 de Ja­neiro, um con­vívio de alen­te­janos e amigos do Alen­tejo «à volta do porco», no qual par­ti­ci­param cerca de 300 pes­soas, que sa­bo­re­aram di­versos pe­tiscos tra­di­ci­o­nais e es­cu­taram – e muitos can­taram – cante alen­te­jano, saias e ou­tras ex­pres­sões da mú­sica oriundas da­quela re­gião. Na­quela ini­ci­a­tiva pro­mo­vida pela Di­recção Re­gi­onal do Alen­tejo do PCP in­ter­veio João Dias Co­elho, da Co­missão Po­lí­tica.

Co­me­çando por re­alçar a im­por­tância do con­vívio no es­sen­cial for­ta­le­ci­mento de laços de ami­zade e ca­ma­ra­dagem e no re­tem­perar de forças para a luta que con­tinua, o di­ri­gente co­mu­nista lem­brou com­bates pas­sados dos alen­te­janos – pela jor­nada de oito horas, ini­ciado há um sé­culo e vi­to­rioso há mais de 55, ou pela re­forma agrária, ainda ac­tual. Em se­guida, su­bli­nhou as muitas lutas que há ainda que travar pelo de­sen­vol­vi­mento da re­gião e pelo bem-estar das suas gentes.

Para João Dias Co­elho, o ca­pital nunca deu nada aos tra­ba­lha­dores e ao povo, pelo con­trário, todas as con­quistas e avanços foram con­quis­tados pela luta, na qual o PCP teve e tem um papel de­ter­mi­nante. Assim, con­cluiu, há que re­forçar a or­ga­ni­zação e in­ter­venção par­ti­dá­rias para que seja pos­sível cons­truir a al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda de que também o Alen­tejo pre­cisa e com ela con­quistar mais e me­lhor em­prego, ser­viços pú­blicos uni­ver­sais e de qua­li­dade e mais pro­dução.

En­tre­tanto, no dia 2, o PCP pro­moveu uma con­fe­rência na Uni­ver­si­dade de Évora sobre a seca na re­gião, na qual par­ti­ci­param di­ri­gentes e eleitos co­mu­nistas, téc­nicos e re­pre­sen­tantes de di­versas ins­ti­tui­ções. Em pró­ximas edi­ções vol­ta­remos a este as­sunto.




Mais artigos de: PCP

Legado inspirador de Karl Marx em destaque na conferência

FORMAÇÃO A Con­fe­rência que o PCP pro­move nos dias 24 e 25 de Fe­ve­reiro, na Voz do Ope­rário, em Lisboa, in­se­rida no II Cen­te­nário do Nas­ci­mento de Karl Marx, abre da me­lhor ma­neira um ano de co­me­mo­ra­ções.

Jornada nacional do PCP pelo controlo público dos CTT

IN­TERVIR Hoje, um pouco por todo o País, o PCP pro­move uma jor­nada em de­fesa do Ser­viço Pú­blico Postal. Co­mu­nistas apelam à par­ti­ci­pação na Ma­ni­fes­tação Na­ci­onal de 23 de Fe­ve­reiro, em Lisboa.

Evocar o 31 de Janeiro de olhos postos no futuro

EFEMÉRIDE O PCP as­si­nalou no Porto mais um ani­ver­sário da re­volta re­pu­bli­cana de 31 de Ja­neiro de 1891, numa sessão em que se re­tirou ila­ções da ex­pe­ri­ência e se pro­jectou a luta pre­sente e fu­tura.

Esclarecer e mobilizar onde se dá a exploração

A célula das Telecomunicações do PCP está a distribuir aos trabalhadores das diversas empresas do sector o boletim@telecom relativo aos meses de Janeiro e Fevereiro. Aí destaca-se a luta dos trabalhadores da PT/Altice contra a chamada «transmissão de...

Assembleias reforçam organizações do Partido

O auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia acolheu, no sábado, 3, a 13.ª Assembleia da Organização Concelhia do PCP, na qual participaram mais de 80 delegados. A assembleia culminou um período de discussão colectiva que decorreu ao...

Alargar o passe social

O PCP levou a cabo na região de Lisboa, no dia 5, um conjunto de acções de contacto com a população, inseridas na campanha regional «Por mais e melhores transportes públicos», que se vem desenvolvendo há mais de dois anos. Esta campanha tem como...