Honduras de pé contra a fraude

Milhares de hondurenhos protestaram esta segunda-feira, 11, contra a fraude eleitoral nas presidenciais ocorridas a 26 de Novembro no país. A Aliança de Oposição Contra a Ditadura convocou uma paralisação nacional com expressão de rua e o povo respondeu com marchas, concentrações e bloqueios de estradas um pouco por todo o território, particularmente na capital, Tegucigalpa.

O candidato da Aliança, Salvador Nasralla, rejeitou, também na segunda-feira, o apuramento efectuado pelo Supremo Tribunal Eleitoral, o qual acusa de ter deixado de lado milhares de documentos e de ter mesmo feito desaparecer alguns outros essenciais a um escrutínio sério do processo.

A autoridade eleitoral confirmou a vitória do actual presidente Juan Orlando Hernández, porém, Salvador Nasralla sustenta que, ainda que a revisão efectuada pelo STE estivesse correcta, a legislação eleitoral obriga ao apuramento sucessivo da totalidade dos documentos sempre que os votos nulos sejam superiores à diferença entre dois candidatos, como é o caso.




Mais artigos de: Internacional

ICAN recebe Nobel e recorda Hiroxima

A Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN, na sigla inglesa) voltou a apelar, domingo, 10, em Oslo, durante a cerimónia de entrega do Nobel da Paz, ao fim da ameaça permanente que as armas nucleares representam para a humanidade, considerando que esta se encontra...

Vertigem obscurantista

Cada vez mais confortável na posição de presidente dos EUA, Donald Trump foi capaz de tomar as rédeas do Partido Republicano, afastar os principais adversários internos e pôr em marcha um processo histórico de reorganização do...