Honduras de pé contra a fraude
Milhares de hondurenhos protestaram esta segunda-feira, 11, contra a fraude eleitoral nas presidenciais ocorridas a 26 de Novembro no país. A Aliança de Oposição Contra a Ditadura convocou uma paralisação nacional com expressão de rua e o povo respondeu com marchas, concentrações e bloqueios de estradas um pouco por todo o território, particularmente na capital, Tegucigalpa.
O candidato da Aliança, Salvador Nasralla, rejeitou, também na segunda-feira, o apuramento efectuado pelo Supremo Tribunal Eleitoral, o qual acusa de ter deixado de lado milhares de documentos e de ter mesmo feito desaparecer alguns outros essenciais a um escrutínio sério do processo.
A autoridade eleitoral confirmou a vitória do actual presidente Juan Orlando Hernández, porém, Salvador Nasralla sustenta que, ainda que a revisão efectuada pelo STE estivesse correcta, a legislação eleitoral obriga ao apuramento sucessivo da totalidade dos documentos sempre que os votos nulos sejam superiores à diferença entre dois candidatos, como é o caso.