Greve mineira pára Aljustrel

As actividades de extracção e produção de minério em Aljustrel encontram-se paralisadas fruto da adesão massiva dos trabalhadores à greve convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM), iniciada às 06h00 de ontem, 22, e que se prolonga até às 08h30 de domingo, 26.

O protesto, que teve expressão de rua com os mineiros a concentrarem-se em piquete junto das instalações, abrange as três empresas que operam no complexo mineiro e foi decretada em defesa de aumentos nos salários e nas demais matérias pecuniárias (trabalhar 10 horas no fundo do poço resulta num salário a rondar os 600 euros), pela melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho e pela humanização dos horários na lavaria, pela normalização das relações de trabalho na empresa e contra a repressão patronal, e pelo direito à negociação colectiva e o reconhecimento do STIM como legítimo representante dos trabalhadores.

A Direcção da Organização Regional de Beja do PCP informou que o deputado do Partido no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, acompanhado por dirigentes nacionais e locais do PCP, se deslocaram à mina para manifestar solidariedade para com a luta em curso.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Trabalhadores da saúde fazem greve amanhã

DIREITOS Os trabalhadores da saúde vão estar em greve, amanhã, 24, por trabalho com direitos e condições de vida dignas. A aplicação das 35 horas de trabalho é uma das reivindicações.

«Carcaçada» nos quartéis <br>tem compreensão

Na segunda-feira, num comunicado a propósito do apelo que tem sido feito em panfletos, para que hoje a hora de almoço seja passada no exterior das messes e refeitórios, as associações profissionais de militares manifestaram «compreensão para com esta iniciativa, que tem...

Pelo AE dos tripulantes de cabine

Numa assembleia-geral muito participada, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil rejeitou, no dia 17, a proposta da TAP para a revisão do acordo de empresa que regula o trabalho dos tripulantes de cabine.A presidente do SNPVAC relatou à agência Lusa que a proposta...