Venezuela convoca eleições municipais

DEMOCRACIA Depois das eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 30 de Julho, e das regionais, a 15 de Outubro, a Venezuela aprofunda a democracia e convoca eleições municipais para Dezembro.

A Revolução Bolivariana aprofunda a sua vocação democrática

LUSA

Image 23903


A Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela deliberou por unanimidade convocar eleições municipais para o próximo mês de Dezembro.

A decisão pretende contribuir para o «espírito de entendimento» e o diálogo nacional entre os venezuelanos e aprofunda a «vocação democrática» evidenciada nas eleições regionais de 15 de Outubro.

O primeiro vice-presidente daquele órgão, Aristóbulo Istúriz, destacou que as eleições locais serão mais um avanço no processo bolivariano, no sentido de «dirimir as diferenças políticas» com participação e métodos democráticos.

Já a presidente da ANC, Delcy Rodríguez, vê as eleições como uma oportunidade para uma nova vitória da Venezuela face aos agentes do imperialismo que insistem em desconhecer a mensagem enviada pelo povo nos dois últimos actos eleitorais.

Entretanto, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, anunciou que no próximo mês se realiza também a eleição do governador estadual de Zulia. Nas eleições regionais de 15 de Outubro fora eleito governador Juan Pablo Guanipa, da oposição, mas não chegou a ser investido no cargo por recusar-se a fazer o juramento de posse perante a ANC. Foi o único dos 23 governadores eleitos, cinco dos quais da oposicionista MUD, a tomar tal decisão. O governo nomeou a presidente cessante do Conselho Legislativo de Zulia, Magdely Valbuena, como encarregada do governo estadual.




Mais artigos de: Internacional

A ignorada revolta haitiana

A revolta do povo haitiano estalou há dois meses e na comunicação social da classe dominante nem uma notícia. Talvez o critério editorial seja uma escala tanatológica de um para mil em que, para o Haiti ser notícia, é necessário mil haitianos mortos por cada...