Autarcas catalães desafiam Madrid
Mais de 700 presidentes de câmara da Catalunha participaram, dia 16, numa concentração em Barcelona, para manifestar o seu apoio à realização do referendo sobre a independência, suspenso pelo Tribunal Constitucional de Espanha.
Brandindo os seus bastões de edis, os autarcas reuniram-se na sede do governo regional, onde cantaram o hino catalão, enquanto no exterior uma multidão agitava bandeiras independentistas entre gritos de apoio: «Estamos convosco».
Na acção, o presidente do governo regional (Generalitat), Carles Puigdemont, sublinhou que a 1 de Outubro os catalães vão às urnas votar, «não só porque temos esse direito e é legal, mas também porque ouvimos o povo da Catalunha que quer votar».
Apesar da oposição do governo de Madrid, mais de dois terços dos presidentes de Câmara da Catalunha já se comprometeram a abrir locais de voto para a realização da consulta popular.
Nas eleições regionais de 2015, os partidos que defendem a independência obtiveram 47,6 por cento dos sufrágios, contra 51,28 por cento obtidos pelas forças favoráveis à manutenção da nação dentro do Estado espanhol. No entanto, as sondagens indicam que a maioria dos catalães deseja exprimir a sua vontade em referendo.