Guiné-Bissau, Cuba e Portugal cooperam na saúde materna e infantil

A Guiné-Bissau, Cuba e Portugal juntaram esforços num projecto pioneiro para redução da mortalidade materno-infantil na nação africana.

O acordo triangular de cooperação entre representantes dos três países foi assinado na sexta-feira, 8, em Lisboa. Participaram a secretária de Estado da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro; os embaixadores de Cuba, Johana Tablada, e da Guiné-Bissau, Hélder Vaz; o administrador do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), Ahmed Zaky; e uma representante dos Serviços Médicos Cubanos, Amor de los Angeles Vega.

O IMVF, uma organização não-governamental para o desenvolvimento, lançou com bons resultados um projecto em pequena escala no âmbito do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau. Este projecto- piloto vai estender-se agora a todo o país e chegar à generalidade da população.

A incorporação de especialistas de Cuba visa contribuir para a redução da mortalidade materna, neonatal e infanto-juvenil na Guiné-Bissau e atingir as metas traçadas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Na prática, nove especialistas cubanos (incluindo ginecologistas, pediatras e enfermeiros) vão juntar-se a uma equipa de 40 profissionais guineenses para, sob coordenação do IMVF e das autoridades de saúde da Guiné-Bissau, desenvolver este projecto, que terá um impacto positivo na área da saúde materna e infantil do país africano.

 



Mais artigos de: Internacional

De Lisboa para Havana com saudades no coração

Johana Ruth Tablada de la Torre, embaixadora de Cuba em Portugal nos últimos quatro anos, parte para Havana apaixonada pelo país da revolução dos cravos onde se sentiu em casa. Cuba para sua sucessora deixa uma recomendação: voos directos Lisboa/Havana para aproximar ainda mais os que já são tão próximos.

Venezuelanos exortam estado-unidenses à paz

AMIZADE O povo da Venezuela reafirmou a amizade com o povo estado-unidense e exortou-o a lutar pela defesa da paz e da estabilidade face às pretensões intervencionistas do presidente Donald Trump.

Exército sírio avança em Deir Ezzor

O exército da Síria ganha terreno em Deir Ezzor, no nordeste do país. As tropas sírias eliminaram um grande número de terroristas e, na última semana, com o apoio da aviação russa, romperam o cerco ao enclave governamental da cidade, que durava há três...

China lança «BRICS Plus»

Constituiu um êxito a IX Cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), de 3 a 5 deste mês, na cidade de Xiamen. Além dos dirigentes dos estados membros do grupo, estiveram presentes representantes de países em desenvolvimento – Egipto,...

O esquecimento das Houston do Sul

Inundações e deslizamentos de terras provocados pelas chuvas causaram mais de um milhar de mortos e desaparecidos, em meados de Agosto, em Freetown. Muitas casas ficaram destruídas e cinco mil pessoas perderam todos os seus bens. Os grandes meios de...