Invertido o ciclo dum passado negro no Alandroal

Em 2013 a equipa da CDU conquistou a Câmara do Alandroal depois duma gestão ruinosa do PS à frente dos destinos do concelho durante 12 anos. A Câmara apresentava uma situação de falência técnica, tinha contas penhoradas, dívidas a todos os fornecedores, incumprimentos de milhões de euros com os bancos e um processo de saneamento financeiro em incumprimento. Os credores faziam fila à porta da Câmara, os serviços estavam desorganizados e as obras estavam paradas por impossibilidade de obtenção de vistos pelo Tribunal de Contas ou falta de pagamento.

A dívida registada da Câmara era superior a 21 milhões de euros e a dívida efectiva rondava os 23 milhões, dos quais perto de quatro milhões às Águas do Centro Alentejo, a quem o PS entregou a gestão da água em alta. Foi por isso obrigada em 2015 a entrar no Fundo de Apoio Municipal (FAM) para equilibrar as suas contas.

Desde o início do mandato, a equipa da CDU empenhou-se em devolver ao concelho uma imagem de seriedade, credibilidade e confiança que não existia. Acabámos com as clientelas políticas, valorizando o interesse público e encetámos um processo de optimização dos recursos técnicos e humanos que permitiram reduzir despesas e equilibrar as contas. Conseguimos fazer acordos de pagamento com a maioria dos credores que foram integralmente cumpridos, trabalhámos com todas as associações e instituições do concelho, reunimos com as populações dando-lhe a possibilidade de participar nas decisões que melhor servem os interesses do concelho e valorizámos os trabalhadores da Câmara que foram redistribuídos pelos vários serviços, de acordo com as necessidades, com um trabalho de proximidade com os eleitos e a população.

Desta forma a equipa da CDU conseguiu tirar a Câmara do buraco financeiro em que se encontrava e inverter o ciclo dum passado negro para o concelho. Em quatro anos a gestão CDU reduziu a dívida em cerca de cinco milhões de euros.

Apesar das dificuldades foi possível fazer obras e desenvolver projectos estruturantes para o concelho. Depois de ultrapassar problemas com o Tribunal de Contas e de resolver as situações de candidaturas em incumprimento, esta equipa conseguiu avançar com a pavimentação de estradas degradadas, com obras de melhoria da rede de águas na maior freguesia do concelho, com a reabilitação de escolas, construção e ajardinamento de espaços de lazer em todas as freguesias, concluir uma creche e uma casa mortuária, cujas construções tinham sido iniciadas, e reabilitar um edifício antigo para instalação do Posto da GNR na sede do concelho, cumprindo um compromisso anteriormente assumido com o Ministério da Administração Interna.

É pois com redobrado optimismo e confiança que a CDU se apresentará nas próximas eleições autárquicas, consolidando os eixos estratégicos fundamentais de desenvolvimento do território do Alandroal, com uma redução acentuada da dívida, o arranque de obras estruturantes para o concelho, dando corpo a candidaturas apresentadas e já aprovadas no âmbito do Portugal 2020, pavimentações, arruamentos e acessibilidades, infra-estruturas de águas e saneamento, reabilitação urbana, espaços e equipamentos culturais e de lazer, particularmente vocacionadas para crianças e idosos, a conclusão da Biblioteca Municipal com a obra parada desde 2009, concretizar as potencialidades turísticas e ambientais do «Vale Sagrado do Lucefécit», classificado no decorrer do presente mandato, e prosseguir a afirmação do concelho no exterior como um destino com uma identidade paisagística, ambiental e cultural única.

Mariana Chilra, candidata e presidente da Câmara Municipal do Alandroal



Mais artigos de: Em Foco

CDU mais forte para desenvolver o Alentejo

Image 23288

A CDU e os seus eleitos têm provas dadas e um trabalho inquestionável na gestão das autarquias. Que o digam as populações de Évora, Montemor-o-Novo, Alandroal, Vila Viçosa, Arraiolos, Mora, Avis e Monforte, concelhos dos distritos de Évora e de Portalegre que têm em comum um projecto de futuro, assente na consigna «trabalho, honestidade e competência».

Para desenvolver o Alentejo e o País, é preciso dar um significativo impulso no reforço eleitoral da CDU, a alternativa à gestão PS, PSD e CDS-PP. Os bons exemplos não deixam dúvidas quanto ao sentido e rumo em defesa do interesse público.


Bons motivos para voltar a confiar na CDU em Avis

EXPERIÊNCIA No concelho de Avis o trabalho da CDU está à vista de todos. O actual mandato ficou marcado por um grande esforço para dotar o município de instalações e meios para responder às necessidades das populações.

CDU quer continuar a construir uma Évora melhor

PROJECTO Em Évora, depois de um mandato de extrema dificuldade e exigência, a CDU merece continuar à frente dos destinos do concelho, para torná-lo mais dinâmico, com melhores condições e qualidade de vida. Este será um contributo determinante para o desenvolvimento do Alentejo.

Marca distintiva da CDU está à vista em Montemor-o-Novo

ESTRATÉGIA Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo há quatro anos, Hortênsia Menino continuou e aprofundou a obra da CDU, cuja marca distintiva está à vista no concelho e que a candidata e o colectivo do PCP-PEV pretendem prosseguir.

Arraiolos tem um projecto de dedicação e compromisso

Ao longo de mais de quatro décadas, a CDU tem primado pelo trabalho, competência, empenho e honestidade das centenas de pessoas que integraram e integram as suas listas para os órgãos de Poder Local Democrático. Este Poder Local tem estado na base do desenvolvimento do...

Futuro começou ontem em Mora

Ao longo de mais de 40 anos de Poder Local Democrático, a Câmara Municipal de Mora foi sempre governada por maiorias absolutas afectas a coligações que o PCP integrou. Assim foi possível seguir uma linha de trabalho assente em propostas políticas destinadas a servir a...

Com a CDU, unidos por uma Vila Viçosa!

A gestão da CDU na Câmara Municipal de Vila Viçosa desde 2013, após quatro anos de uma gestão ruinosa e devastadora do PS, tem sido bastante positiva, planeada e equilibrada. A recuperação financeira da Câmara Municipal, que se encontrava à beira da...