Equipa renovada para continuar a desenvolver Castro Verde
A Praça da República de Castro Verde encheu-se, dia 19, com mais de duas centenas de eleitos, activistas e apoiantes da CDU e outros democratas que participaram na apresentação dos candidatos da coligação aos órgãos autárquicos do concelho alentejano. A apresentação pública das listas foi o culminar de um processo de discussão e reflexão que envolveu os partidos integrantes da coligação e muitos activistas e simpatizantes da CDU em todo o concelho.
Aos órgãos municipais de Castro Verde a CDU candidata 100 pessoas, 39 das quais pela primeira vez. A média etária dos candidatos é de apenas 41 anos. A composição social e a experiência de funções autárquicas são também variadas, enquanto a participação de mulheres é muito superior à legalmente exigida. A Coligação que une comunistas, ecologistas e democratas sem partido não precisa de imposições legais para valorizar a participação das mulheres.
Depois de apresentadas as listas de candidatos, intervieram João Jerónimo (pela Juventude CDU), a mandatária Fátima Silva, o primeiro candidato à Câmara Municipal Francisco Duarte, o membro da Comissão Executiva do PEV Vítor Cavaco e ainda Miguel Madeira, membro do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Beja.
Na intervenção do actual presidente da Câmara, Francisco Duarte, foi destacada a qualidade da equipa da CDU, constituída por pessoas «com convicções» e com «provas dadas na sua actividade profissional, na sua participação cívica, enfim, no seu envolvimento empenhado na “coisa pública”». A equipa da CDU, acrescentou, conhece «a realidade concelhia, as suas potencialidades e também os seus pontos fracos, as mutações que foi sofrendo ao longo dos últimos anos, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas autarquias no seu conjunto e, sobretudo, as justas aspirações das populações». É com base neste conhecimento, garantiu, que a CDU formula as suas propostas para o município.
Já Fátima Silva justificou com o «notável trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU desde as primeiras décadas do poder local democrático até aos dias de hoje» o facto de ter aceite, com orgulho, ser mandatária da CDU em Castro Verde. Para lá do «muito que foi construído e está à vista de todos», Fátima Silva realçou, da acção autárquica da coligação PCP-PEV, «aquilo que os olhos não alcançam, mas que se vê e se sente, como marca indelével da CDU em Castro Verde: a preocupação com a dignificação das pessoas e com a valorização e promoção do concelho».
Para lá desta primeira iniciativa, as listas serão apresentadas nas restantes freguesias do concelho.