Vila Real de Santo António precisa da CDU

Image 23216

Vila Real de Santo António (VRSA) deambula há 20 anos numa espiral de decisões danosas para o seu desenvolvimento e para a vida da população. O município está a caminho do desastre, com uma das maiores dívidas do país, em situação de quase falência técnica e com uma das mais elevadas cargas fiscais sobre a população. A Câmara Municipal (CM) encontra-se refém de vários programas de recuperação financeira, sem um projecto de desenvolvimento credível e sem perspectivas de um futuro melhor.

Na qualidade de vereador na CM tenho tido oportunidade de constatar como as maiorias absolutas do PSD têm vendido o que é de todos; como se privatizam serviços, tais como a recolha do lixo e água, e como se estão a fazer concessões que não se entendem nem se desejam, como é o caso do estacionamento pago através de parquímetros ou da construção de um hipermercado dentro do Complexo Desportivo Municipal.

Estas questões, assim como outras, mereceram sempre o voto contra da CDU, quer na Câmara quer na Assembleia municipais, mas ainda assim tal foi insuficiente para derrotar o PSD e as suas maiorias.

Acreditamos que é possível a mudança fazendo diferente e fazendo melhor. Para isso contamos com uma equipa de gente que não procura benefícios pessoais nos cargos públicos que ocupa, uma equipa de gente de princípios, de palavra, honesta, séria, competente, que assume um compromisso claro com aquilo que de mais nobre tem a intervenção política e a defesa do interesse público.

A equipa que o PCP-PEV apresenta é capaz de responder à situação calamitosa na autarquia, marcada por dívidas, processos em tribunal, desorganização de serviços, falta de pessoal ou contractos milionários com serviços externos e quejandos, à conta do erário público.

O povo reconhece

A população reconhece o papel que temos tido ao longo dos anos na defesa dos seus interesses e aspirações. No último mandato, a CDU foi a mais destacada e empenhada força política na luta contra o encerramento da Litográfica do Sul, contra as portagens e pela requalificação da EN125, contra a imposição do estacionamento pago e o aumento das taxas e tarifas municipais, pela defesa do Centro de Saúde de VRSA, na luta contra a privatização da água e do lixo – combate que está longe de estar terminado, e, mais recentemente, contra o encerramento do balcão da CGD em Monte Gordo.

Faz dois meses que demos o pontapé de saída na candidatura portadora de um projecto autárquico distinto para VRS. Desde então temos percorrido o nosso concelho. Falamos com todos e temos sido muito bem recebidos. Acolhemos críticas, sugestões, opiniões, e, sobretudo, constatamos um forte apoio daqueles que vêem nesta candidatura um sinal de esperança para o concelho

As próximas eleições autárquicas são decisivas. Constituem uma oportunidade de mudança que não pode ser desperdiçada nem adiada, porque só vitória da CDU pode abrir caminho à resolução dos problemas de todos.

Estamos preparados, conhecemos a realidade, com a ajuda dos vila-realenses construiremos as soluções.

Álvaro Leal




Mais artigos de: Em Foco

No Litoral Alentejano e Algarve a CDU tem obra e ambição

A recuperação das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Grândola e Silves pela CDU marcou um ponto de viragem inquestionável em vários domínios, facto que se comprova no assinalável trabalho realizado, pesem embora as...

«A proximidade foi a nossa melhor obra»

CONTINUIDADE Álvaro Beijinha é presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém desde 2013. Recandidata-se ao cargo pela CDU, e e conversa com o Avante! não escondeu a satisfação pelo trabalho realizado em condições extremamente difíceis como as impostas pelo governo PSD/CDS, o que valoriza ainda mais a obra e intervenção concretizadas.

Novo PDM prioriza emprego e produção biológica

MUDANÇA Em quatro anos, a CDU mudou a face de Alcácer do Sal, que é hoje novamente um concelho vivo e com potencialidades imensas de desenvolvimento. Quem o garante é Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal e candidato da CDU a um novo mandato, que sublinhou ao Avante! o muito que foi feito e o caminho traçado para o futuro.

A «vila morena» levanta-se do chão

GRÂNDOLA Figueira Mendes foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Grândola em democracia, até 1989. Reconquistou a autarquia para a CDU em 2013. Deparou-se com um município sem crédito. Mas para quem tão bem conhece o concelho, as suas gentes e potencialidades; para quem tem um honroso passado de resistência antifascista, dificuldades não são impossibilidades. O desfio é, com os grandolenses, continuar a levantar a «vila morena» do chão.

A diferença é evidente no trabalho e na confiança

AFIRMAÇÃO Em 2013, no concelho de Silves, a CDU rompeu com 16 anos de estagnação, irregularidades graves e degradação dos serviços. Sanados os problemas, a presidente da Câmara e cabeça-de-lista da CDU para 1 de Outubro, Rosa Palma, confia que a população vai dar mais força à coligação PCP-PEV.

Com Faro para o futuro

Nas últimas eleições autárquicas a CDU obteve em Faro mais votos e mais eleitos no conjunto dos órgãos do Poder Local Democrático, recuperou o vereador na Câmara Municipal (CM) e manteve a maioria absoluta na freguesia de Santa...