CDU defende política de saúde para todos na cidade de Lisboa

SNS Lisboa tem uma das piores redes de centros de saúde e de cuidados de saúde primários. A situação só não é pior em resultado da luta, realça João Ferreira, candidato à Câmara pelo PCP-PEV.

Os lisboetas necessitam de uma rede de cuidados primários

Em comunicado divulgado após uma reunião com a Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central e responsáveis da área do coração, vasos e tórax do Hospital de Santa Maria, no dia 29 de Maio, o cabeça-de-lista à Câmara denuncia que «Lisboa não beneficiou de nenhum investimento relevante nos últimos anos, antes pelo contrário, foi alvo de um processo “liquidacionista” das estruturas hospitalares existentes, conjuntamente com o abandono dos Centros de Saúde». Acresce a carência identificada de médicos de família e outros profissionais de Saúde.

Para João Ferreira, o facto de Lisboa continuar «a sofrer a influência negativa do desordenamento territorial, da especulação imobiliária», aliadas à «cada vez maior desigualdade social, à falta de condições de habitabilidade e de vida digna em muitos bairros, alguns municipais, e, em particular, ao elevado desemprego e à pobreza que atinge muitos lisboetas, nomeadamente os mais velhos e isolados», leva a que «as necessidades em saúde sejam crescentes».

O candidata da CDU sublinha, por isso, que os lisboetas necessitam de uma rede de cuidados de saúde de proximidade. Nesse sentido compromete-se a manter «a acção reivindicativa para a concretização de todos os projectos de novas unidades de saúde, ajustadas às necessidades, devidamente equipadas e dotadas de recursos humanos».

Novo rumo
No texto assinado por João Ferreira em nome da coligação PCP-PEV, defende-se a articulação dos cuidados de saúde primários na cidade, designadamente «com direcções dentro da cidade e interactuando com o município», bem como um papel mais activo e promotor da discussão e participação popular por parte dos órgãos autárquicos.

«A promessa de novos centros de saúde não pode implicar a liquidação dos hospitais do centro de Lisboa, nem servir de moeda de troca para mais encerramentos», insiste-se, antes de se assegurar que «a defesa dos hospitais da Colina de Santana e de outros hospitais na cidade ameaçados de encerramento vai continuar e será tanto mais forte e com mais possibilidade de êxito quanto maior for o apoio ao PCP e à CDU».

A força da luta

No comunicado divulgado dia 29 de Maio, a CDU recorda que «os vereadores e os deputados municipais do PCP e do PEV intervieram em defesa dos serviços de saúde da cidade».

Ora, «o executivo PS e os seus deputados municipais, no geral, limitaram-se a votar contra as iniciativas apresentadas, e na discussão da Colina de Santana, à revelia das posições da população e dos profissionais de saúde, aprovaram a liquidação dos hospitais e abriram a porta ao negócio imobiliário nos valiosos terrenos dos hospitais a encerrar».

«Só a luta continuada do PCP e dos seus aliados na CDU por novos centros de saúde e pela defesa dos hospitais da cidade permitiu evitar o seu completo encerramento» e, além do mais, «obrigou o Governo do PS a definir um cronograma de projectos de modernização de infra-estruturas e equipamentos de SNS», entre as quais estão 16 novos centros de saúde, concluiu-se.

Ana Margarida Carvalho encabeça lista à Assembleia

A jornalista e escritora Ana Margarida de Carvalho é a primeira candidata da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa (AML). A apresentação da candidatura decorreu na manhã de ontem, no Jardim de São Pedro de Alcântara. Na iniciativa foi também apresentado o mandatário do PCP-PEV, Carlos Silva Santos, médico doutorado em Saúde Pública, professor na Universidade Nova, Coordenador do Programa Nacional de Saúde Ocupacional da DGS, ex-dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos, e actual eleito na AML.

Ana Margarida Carvalho licenciou-se pelo Faculdade de Direito de Lisboa, tendo pertencido à direcção da Associação de Estudantes. Desempenhou as funções de grande-repórter, editora, crítica cinematográfica, cronista. É autora de várias reportagens e livros premiados, de guiões cinematográficos e de uma peça de teatro. É membro do PEN CLUBE e da Associação Portuguesa de Escritores, tendo feito parte de júris literários e cinematográficos, e participado em vários festivais literários nacionais e internacionais.




Mais artigos de: Autárquicas

Odivelas sem rede pública de creches

No Dia Mundial da Criança, a CDU deu a conhecer que no concelho de Odivelas 44 por cento dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo são beneficiários da Acção Social Escolar, o que significa que têm rendimentos familiares muito baixos. A...

Reforçar a CDU em Cuba

O Centro Cultural de Cuba foi pequeno para acolher, no domingo, 4, as muitas centenas de pessoas que participaram na apresentação de todos os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho. «É com muita alegria que estou aqui, nesta...

Investir em Castelo Branco

Ana Maria Leitão e João Pedro Delgado são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Castelo Branco. Na apresentação pública dos candidatos, que aconteceu no dia 23 de Maio, Ana Maria...

Solucionar os problemas de Castro Marim

No dia 1, frente ao edifício da Câmara de Castro Marim, foram apresentados os candidatos da CDU à presidência da autarquia, Marco Rosa (professor, do PCP), e da Assembleia Municipal, João Dias (engenheiro agrónomo, do PCP). Nesta iniciativa, em...

Pensar diferente em Viseu

O Mercado 2 de Maio – centro cívico projectado por Sisa Vieira, que a edilidade quer adulterar sem o consentimento do arquitecto – acolheu, dia 25, a apresentação pública dos primeiros candidatos da CDU à Câmara, Filomena Pires (56...

Salvar o Centro Social e Paroquial de Miragaia

A CDU considera que o encerramento do Centro Social e Paroquial de Miragaia, por decisão de uma Comissão Administrativa, é «mais um passo para a desertificação do centro histórico» do Porto. Esta instituição social, localizada numa zona...

Breves

MontijoAdriano Bastos, 67 anos, gerente bancário reformado, é o mandatário da candidatura da CDU no concelho de Montijo. A Coligação PCP/PEV anunciou ainda os seus primeiros candidatos às juntas de freguesia de Canha,...