Loures com confiança no valioso trabalho da CDU
TRABALHO Os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Loures foram apresentados, dia 4, em Sacavém, por quatro centenas de pessoas, num comício-festa Jerónimo de Sousa.
A campanha que temos pela frente é crucial
Já noticiámos no Avante! que António Saiote aceitou juntar a função de mandatário da CDU no concelho de Loures à de clarinetista, professor e maestro. Homem de cultura a sua reputação há muito que deixou de ter fronteiras fixadas. Cabendo-lhe chamar ao palco quase uma centena de candidatos, foi várias vezes interrompido pelos aplausos, sobretudo quando compartilhou que «inúmeras pessoas» o «felicitam por todo o País por ter aceitado vir para o terreno onde se defendem valores e existe um historial árduo de trabalho e uma enorme consciência de defesa dos mais necessitados, elogiando a idoneidade e o trabalho realizado pelos comunistas e seus aliados, desde o 25 de Abril.
Bernardino Soares, que se recandidata à Câmara, valorizou a boa prática dos candidatos e activistas da CDU que têm a rua como o local privilegiado para «ouvir e esclarecer a população. Foi assim há quatro anos, já é assim agora e vai continuar a ser assim.»
Nestes dias em que já começam a ser ditas mentiras «a campanha que temos pela frente é crucial para estarmos com a população, para planearmos o futuro e para darmos conta do trabalho, da competência e da honestidade dos eleitos da CDU», sublinhou, lembrando que há quatro anos foi preciso «travar a destruição e a má gestão do PS».
«Se a CDU não tivesse vencido as eleições para a Câmara, não teríamos hoje os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas (SIMAR), mas a privatização e a degradação das águas e dos resíduos»; a GesLoures – Gestão de Equipamentos Sociais, EM, «tinha desaparecido» e «não estaria a comemorar 25 anos», acrescentou o candidato, referindo que «as obras por administração directa também não seriam feitas, a situação financeira agravar-se-ia, bem como o favorecimento, o compadrio e a má gestão» dos recursos e o desrespeito pelos trabalhadores com a imposição da semana de 40 horas.
Obra
Bernardino Soares elencou, de seguida, algumas das realizações feitas nos últimos quatro anos, como o Centro de Saúde de Santa Iria de Azóia, o Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, a Escola Básica de Camarate, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, a pavimentação das Maroitas/Cachoeiras, a actividade cultural sem discriminação sócio-económica ou residencial, a prática das 35 horas de trabalho semanal e a mobilidade inter-carreiras, requalificando 120 trabalhadores municipais.
Neste mandato lutou-se ainda por projectos como a saída da A1 em São João da Talha que, pela primeira vez, não foi chumbado. «Com as populações, continuamos a lutar e não desistimos de o fazer até termos transportes públicos de qualidade com melhores horários e autocarros, passes sociais de duas coroas, a Carris a circular em Camarate e em Sacavém, a extensão do Metro à Portela, a Sacavém, a Loures e ao Infantado, melhores redes de água e melhor ambiente», declarou, sustentando: «Porque na política não há impossíveis e nada está terminado até que se conclua, é preciso que cada um faça o seu trabalho e não fique à espera que aconteça». Sinalizou por isso um calendário de iniciativas futuras e decisivas para o presente e futuro (ver página 13).
Razões
A encerrar a sessão, Jerónimo de Sousa referiu as «fortes razões para avançar com confiança para esta batalha eleitoral», que são «inseparáveis do trabalho e dedicação dos eleitos da CDU e da qualidade dos seus candidatos, mas igualmente das provas dadas no governo das autarquias».
Antes das intervenções, Sebastião Antunes e os músicos que o acompanham cantaram e fizeram cantar temas conhecidos e do recente álbum «Singular».
Experiência e provas dadas
Para além de Bernardino Soares, são candidatos à autarquia Paulo Piteira, Margarida Eugénia Coelho, António Pombinho, Tiago Matias, Ana Clara e Sérgio Pratas. Artur Lopes encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Anunciados foram já os cabeças de lista às assembleias da Freguesia de Bucelas, Élio Matias, da União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Arlindo Cardoso, da Freguesia de Fanhões, Jorge Simões, de Loures, Manuel Glória, de Lousa, Sofia Correia, da União de Freguesias de Moscavide e Portela, Carlos Luz, da União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Anabela Feliciano, da União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Luís Mariano, da União de Freguesias de Santa Antão e São Julião do Tojal, João Florindo, e da União de Freguesias de Santo António Cavaleiros e Frielas, Gonçalo Caroço.