Continuar próximo das pessoas em Santiago do Cacém
RECANDIDATURA Cerca de 200 pessoas participaram, dia 1, na apresentação de Álvaro Beijinha como cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
Arregaçámos as mangas e fomos à luta
No Auditório Municipal António Chainho, vulto maior da guitarra portuguesa, o actual presidente da autarquia lembrou que no presente mandato – «caracterizado pela política da troika» e da «austeridade» que «ainda massacra em larga medida dos portugueses» – foram muitas as «dificuldades» e os «problemas» infligidos, mas também «o trabalho realizado», com «projectos e obras tão importantes para as nossas populações».
«Como é apanágio da CDU e dos seus autarcas, arregaçámos as mangas e fomos à luta», afirmou, destacando, entre tantas outras, a iniciativa «Presidência nas Freguesias», através da qual se contactou «de forma muito próxima e directa com a realidade e as especificidades de cada uma das oito freguesias e de todas as localidades que as constituem».
«Contactar directamente com as pessoas, com as instituições sociais, com a comunidade escolar, com as empresas, com as associações locais, ver e analisar os problemas, encontrar soluções para os mesmos, aprender com o que está bem feito e também com os erros, foi algo que nos deu um conhecimento ainda mais profundo do concelho e que seguramente contribuiu para o enriquecimento do nosso trabalho», valorizou Álvaro Beijinha.
Investimento
O candidato recordou, de seguida, as obras e projectos que a autarquia concretizou ou está a concretizar nas áreas da regeneração e mobilidade urbana, ambiente, desporto, cultura e educação. Destacada foi também a intervenção na modernização administrativa e desenvolvimento económico, assim como a redução da dívida da autarquia de curto prazo e total.
Relativamente aos fundos comunitários, Álvaro Beijinha informou que estão assegurados/contratados «mais de 10 milhões de euros», que «serão muito importantes para a continuação da qualificação das nossas cidades, vilas e aldeias, no investimento de políticas educativas de qualificação de escolas e de combate ao insucesso escolar, bem como na qualificação do nosso património».
Dado a conhecer foi também a conclusão, em Fevereiro deste ano, do processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM), «tornando o nosso município como um dos poucos concelhos do Alentejo a estar dotado de um PDM de última geração», uma «ferramenta indutora de mais progresso económico e social».
Jorge Cordeiro, da Comissão Política do Comité Central do PCP, apelou ao reforço do PCP e da CDU nas próximas eleições, o que permitirá intervir com mais força no plano nacional e local para defender os interesses dos trabalhadores e do povo.