Breves
Montijo
Adriano Bastos, 67 anos, gerente bancário reformado, é o mandatário da candidatura da CDU no concelho de Montijo. A Coligação PCP/PEV anunciou ainda os seus primeiros candidatos às juntas de freguesia de Canha, Carlos Lusitano (70 anos, eleito na Assembleia de Freguesia), e de Sarilhos Grandes, Joaquim Batalha (61 anos, director do Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira, com as funções de coordenador). As listas às assembleias das uniões de freguesia de Montijo e Afonsoeiro, Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, e Pegões e Santo Isidro de Pegões, são encabeçadas por João Veiga (58 anos, com funções no Laboratório de Análises Clínicas do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, desde 1985), José Miguel Silva (50 anos, trabalhador da Câmara de Alcochete) e Raquel Alves (46 anos, agricultora biológica), respectivamente.
Barreiro
Ana Pires é a cabeça de lista da CDU à União de Freguesias de Palhais e Coina. Com 64 anos, a consultora imobiliária é presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Palhais.
Em Santo António da Charneca, Rogélia Costa, 58 anos, antropóloga social, encabeça a lista da Coligação PCP-PEV à Assembleia de Freguesia. É chefe da divisão da participação e comunicação da Câmara do Barreiro, membro dos conselhos municipais da Juventude e do Associativismo, da direcção da Associação de Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, juiz social no Tribunal de Família e Menores do Barreiro, da Comissão de Freguesia do PCP e do executivo da Junta de Freguesia.
A primeira candidata da CDU à União de Freguesias do Barreiro e Lavradio é Ana Porfírio, 50 anos, assistente técnica. É membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias, do PCP e presidente da União de Freguesias do Barreiro e Lavradio.
Carlos Moreira, antigo vereador na Câmara do Barreiro e actual presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, recandidata-se ao cargo. O militante do PCP, 44 anos, é presidente da mesa da Assembleia Geral do Futebol Clube e da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública.
Cantanhede
Maria Teresa (55 anos, assistente operacional e dirigente do Sindicato em Funções Públicas e Sociais do Centro) e Carlos Negrão (58 anos, profissional de seguros) encabeçam as listas da Coligação PCP-PEV à Câmara e Assembleia municipais de Cantanhede.
Na apresentação pública dos candidatos reafirmou-se o património de luta e determinação da CDU em defesa dos serviços públicos como o Serviço Nacional de Saúde, tendo sido apontado o exemplo das acções para travar a privatização do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, e pela reabertura das suas urgências entre as 24 e as 8 horas, encerradas pelo Governo, com o acordo da autarquia, do PSD.
Valorizada foi também a luta contra a precariedade dos vínculos de uma centena de trabalhadores dos hospitais de Cantanhede e Rovisco Pais, o encerramento de escolas do Ensino Básico no concelho e em defesa do balcão da Caixa Geral de Depósitos de Febres.
Nas intervenções realizadas não foram esquecidos os problemas dos micro, pequenos e médios empresários e dos pescadores; exigiu-se o alargamento da rede de gás natural a todo o concelho e a conclusão e ligação do saneamento básico. As reivindicações estenderam-se à reabertura do ramal ferroviário de Pampilhosa-Cantanhede-Figueira da Foz, com ligação à linha da Beira Alta e linha do Oeste, como eixo estratégico de desenvolvimento sócio-económico da região.
A CDU apresentou ainda propostas para a habitação, indústria, agricultura, ambiente, desporto, lazer e cultura.
Portimão
A CDU apresentou, dia 26, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Portimão, respectivamente, Isidro Vieira (43 anos, enfermeiro) e Maria de Lurdes Nogueira (54 anos, advogada).
Os candidatos da Coligação PCP-PEV contribuirão para a resolução dos problemas que a gestão do PS causou ao município ao longo das últimas quatro décadas. «Portimão tem há mais de 40 anos uma gestão PS que praticou uma política caótica, que deixou a autarquia endividada e que se notabilizou por aumentos de taxas, pela falta de investimento estrutural e pelo retrocesso económico e social com consequências negativas para a sua população», refere, em nota de imprensa, a CDU.
Estarreja
Junto à Escola de Santo Amaro – Beduído, encerrada em 2014 pelo governo PSD/CDS, com a conivência do executivo municipal, foram apresentados, dia 1, os cabeças de lista da CDU à Assembleia Municipal (AM), Catarina Almeida (39 anos, assistente familiar), e União de Freguesias Beduído-Veiros, Fernando Saramago (64 anos, operário da Quimi Parque reformado). A iniciativa foi apresentada por Filomena Tavares, primeira candidata à Câmara.
Catarina Almeida salientou a importância do trabalho colectivo desenvolvido nos últimos quatro anos na AM e da continuidade através do reforço do número de eleitos da CDU neste órgão. Relembrou que foi através dos eleitos da CDU que se conseguiu travar o processo de Municipalização da Educação no concelho. Estes eleitos tiveram ainda um papel fundamental na defesa das extensões de saúde de Canelas e de Fermelã, bem como do Hospital Visconde de Salreu, na manutenção das valências existentes.
Fernando Saramago valorizou, de igual forma, o trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU na União de Freguesias em defesa das escolas de Santo Amaro e Póvoa, bem como nas iniciativas propostas pelo PCP contra a agregação das freguesias de Beduído e Veiros.
Fornos de Algodres
Joaquim Almeida (30 anos, gerente no atelier Nuno Gama e promotor e coordenador de eventos) e José Rebelo (55 anos, assistente operacional e dirigente sindical do STAL) são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Fornos de Algodres.
Defender os serviços públicos e o acesso à educação, à saúde, à cultura, à protecção social, à habitação e à mobilidade, são alguns dos compromissos da CDU, a par da melhoria do ambiente e da salvaguarda do património natural, da qualidade da água e da sua gestão pública enquanto bem público imprescindível à vida humana.
Rio Tinto
Marta Macedo, 36 anos, licenciada em Engenharia do Ambiente, é a primeira candidata da CDU à Junta de Freguesia de Rio Tinto. Desempenha funções técnicas e comerciais numa empresa de gestão de resíduos industriais e integra o Movimento em Defesa do Rio Tinto desde a sua constituição.
Ourém
Sérgio Ribeiro (economista, 81 anos, do PCP) e Brígida Batista (engenheira biotecnológica, 35 anos, independente) são, respectivamente, os cabeças de lista da Coligação PCP-PEV à Câmara e Assembleia municipais de Ourém. Dia 29, na apresentação pública dos candidatos, Sérgio Ribeiro abordou as linhas orientadoras da CDU, tendo destacado a importância de a Coligação ter mais eleitos nos órgãos autárquicos do concelho.
Pombal
Fernando Domingues, empresário, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Pombal. Militante do PCP, é presidente da Associação de Compartes dos Baldios do Barrocal e membro da Confederação Nacional de Agricultura.
Águeda
O empresário Francisco Simões, 68 anos, militante do PCP, vai encabeçar a candidatura da CDU à Câmara de Águeda. Engenheiro mecânico de formação, tem como objectivo garantir a sua eleição como vereador no executivo municipal e reforçar a presença na Assembleia Municipal (AM), onde a Coligação PCP-PEV tem um eleito. Alice Caetano, 57 anos, professora do Ensino Básico, é a primeira candidata da CDU à AM.
Fundão
Assumindo o compromisso de defender a causa pública e o empenho nos projectos de mudança que proporcionem qualidade de vida e bem-estar às populações, a CDU anunciou que Catarina Gavinhos, 45 anos, professora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, militante do PCP, é a sua cabeça de lista à Câmara do Fundão. A lista à Assembleia Municipal (AM) é encabeçada por Guilherme Freches, 25 anos, analista de dados, da JCP. Ambos os candidatos são eleitos na AM do Fundão.
Lisboa
Daniel Oliveira, 35 anos, licenciado em Ciência Política, é o primeiro candidato da CDU à Junta de Freguesia de Penha de França. Nos últimos dias foram ainda apresentados os cabeças de lista da Coligação às freguesia de Benfica (José Eduardo Marques, 65 anos, licenciado em Economia), Belém (Nuno Esteves, 43 anos, encarregado operacional), Estrela (Tiago Mendes, 26 anos, presidente do Grupo Dramático e Escolar «Os Combatentes») e São Vicente (Vítor Agostinho, 65 anos, director da Sociedade A Voz do Operário»).
Espinho
No final do mês de Maio, uma delegação de activistas da CDU, integrada por Fausto Neves, cabeça de lista à Câmara Municipal de Espinho, e Joaquim Almeida, mandatário concelhio, contactou com os comerciantes das ruas 19 e 23. Segundo a Coligação PCP-PEV, «nos últimos anos, têm proliferado as grandes superfícies em Espinho e zonas limítrofes», numa «concorrência absolutamente desleal com o comércio local – facilidade de estacionamento, incentivos fiscais, flexibilidade horária».
Entre muitas outras propostas, a CDU defende uma política de estacionamento que seja simultaneamente garante de qualidade de vida no centro da cidade e de incentivo ao consumo no comércio local, mas também protocolos de instituições locais com comerciantes do concelho, desburocratizar procedimentos e baixar taxas.
Beja
A candidatura autárquica da CDU a Beja está, desde 1 de Junho, na rede social Facebook. Em www.facebook.com/CDUBeja2017, poderá consultar as tomadas de posição da Coligação PCP-PEV e dos seus candidatos, as ideias e propostas para o concelho, os compromissos eleitorais, as iniciativas a realizar, entre outros.
Também neste concelho, a CDU encara as próximas eleições autárquicas com a tranquilidade de quem sente que tudo tem feito para melhorar a qualidade de vida das populações.
Vidigueira
Numa mensagem à população, Rui Raposo, 38 anos, primeiro candidato à Câmara da Vidigueira, afirma que os valores da CDU, de trabalho, honestidade e competência, serão «um compromisso para o desenvolvimento, o progresso e a sustentabilidade» do concelho e de cada uma das suas localidades e freguesias. Defende, por isso, uma gestão «rigorosa» e «transparente».
Vila Nova de Gaia
Dia 26, em Vila Nova de Gaia, a CDU realizou um debate subordinado ao tema «Regionalização, Poder Local Democrático e perigos da delegação de competências», com a participação de Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Baptista, eleita pela CDU na Assembleia Municipal, e Mário David Soares, primeiro candidato à Câmara.