Jerónimo de Sousa em Coimbra

Lutar pela alternativa

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, a 27 de Ja­neiro, num jantar em Cer­nache, no con­celho de Coimbra, e na inau­gu­ração do novo Centro de Tra­balho de Soure.

O XX Con­gresso do PCP foi um «acon­te­ci­mento no­tável»

Image 22132

No jantar que en­cheu o salão da As­so­ci­ação Re­cre­a­tiva Vi­la­no­vense, em Cer­nache, o Se­cre­tário-geral do Par­tido co­meçou por su­bli­nhar a sin­gu­la­ri­dade do co­lec­tivo par­ti­dário co­mu­nista, re­ve­lada em toda a sua ple­ni­tude no XX Con­gresso do PCP, re­a­li­zado no início de De­zembro em Al­mada. Je­ró­nimo de Sousa re­feriu-se fun­da­men­tal­mente à sua en­trega ao Par­tido e à luta, ao grau da sua cons­ci­ência po­lí­tica e de classe e à sua fir­meza sem pa­ra­lelo.

Ainda sobre o Con­gresso, o Se­cre­tário-geral con­si­derou-o um «acon­te­ci­mento no­tável», pelo con­teúdo das in­ter­ven­ções pro­fe­ridas e das aná­lises re­a­li­zadas, quer sobre a si­tu­ação in­ter­na­ci­onal e na­ci­onal quer sobre as pers­pec­tivas de luta que estão co­lo­cadas não apenas aos co­mu­nistas, mas também aos de­mo­cratas e pa­tri­otas, aos tra­ba­lha­dores e ao povo. Pelo Con­gresso, acres­centou ainda, não passou a luta fra­tri­cida por lu­gares de chefia que marca os con­claves de ou­tros par­tidos, mas sim a busca co­lec­tiva de ca­mi­nhos para re­solver os graves pro­blemas do País e do seu povo.

Um dos temas que marcou o Con­gresso e a sua fase pre­pa­ra­tória, mas também a si­tu­ação na­ci­onal antes e de­pois dele, lem­brou Je­ró­nimo de Sousa, foi a so­lução po­lí­tica en­con­trada após as elei­ções le­gis­la­tivas de 4 de Ou­tubro de 2015 e os di­reitos e ren­di­mentos que desde então já foi pos­sível re­cu­perar e con­quistar. Lem­brando que não fosse ela e o PSD e o CDS cá es­ta­riam a pros­se­guir a sua ofen­siva contra a Se­gu­rança So­cial, a le­gis­lação la­boral e o sector pú­blico em­pre­sa­rial, o di­ri­gente co­mu­nista re­a­firmou que o «pri­meiro e prin­cipal com­pro­misso do PCP é com os tra­ba­lha­dores e com o povo e não com um qual­quer go­verno, no caso o do PS».

Não es­ca­mo­te­ando as múl­ti­plas di­fe­renças entre os pro­gramas do PCP e do PS e o ca­rácter li­mi­tado da ac­tual si­tu­ação po­lí­tica, ex­pressas desde logo nos re­centes de­bates em torno do sa­lário mí­nimo e da Taxa So­cial Única, Je­ró­nimo de Sousa in­sistiu na ne­ces­si­dade de cons­truir uma po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda, capaz de li­bertar Por­tugal da sub­missão e de em­pre­ender um rumo de pro­gresso e jus­tiça so­cial.

Nova casa, mais in­ter­venção

Antes do jantar, Je­ró­nimo de Sousa passou pelo con­celho de Soure, onde a or­ga­ni­zação local do Par­tido ce­le­brava a aber­tura do novo Centro de Tra­balho, ins­ta­lado num edi­fício «muito bem re­cu­pe­rado e lo­ca­li­zado no centro da vila», como fazem notar os co­mu­nistas lo­cais. A sau­dação de boas vindas ficou a cargo de Fá­tima Pi­nhão, da Co­missão Con­ce­lhia, tendo o Se­cre­tário-geral elo­giado o tra­balho da or­ga­ni­zação local e de­se­jado que este novo es­paço con­tribua para aquele que é o seu ob­jec­tivo prin­cipal: o de con­tri­buir para o de­sen­vol­vi­mento do Par­tido e para a sua ca­pa­ci­dade de in­ter­venção.

Em se­guida, foi des­cer­rada uma placa co­me­mo­ra­tiva da inau­gu­ração do novo CT a que se se­guiu uma vi­sita às ins­ta­la­ções e um pe­queno lanche no bar. Para trás fi­cavam mais de 30 anos de in­ter­venção no an­te­rior Centro de Tra­balho, que em vá­rios pe­ríodos da sua his­tória teve uma grande di­nâ­mica e um im­por­tan­tís­simo papel.




Mais artigos de: PCP

Defender a pequena propriedade

O PCP de­nuncia os li­mites da Re­forma Flo­restal do Go­verno e in­siste na rup­tura com a po­lí­tica flo­restal de des­res­pon­sa­bi­li­zação do Es­tado e de ataque à pe­quena pro­pri­e­dade.

Aumentos injustos e ilegais

O PCP de­nuncia os au­mentos dos preços dos trans­portes pú­blicos de Lisboa, su­bli­nhando que os utentes estão a pagar cada vez mais por um ser­viço pior.

O jornal que faz a diferença

O PCP definiu como orientação prioritária nas tarefas correntes o reforço da venda e difusão do Avante!, objectivo político que está na base de uma campanha iniciada aquando do 85.º aniversário do Avante!. Na Resolução Politica aprovada no XX...

PCP encontra-se com<br>a CONFAGRI

Anteontem, 31, uma delegação do PCP – constituída por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral, João Frazão, da Comissão Política, Agostinho Lopes, do Comité Central, e João Ramos, deputado na Assembleia da...

Quem tem medo<br>da História?

O centenário da Revolução de Outubro tem vindo a ser pretexto para que vários órgãos de comunicação social regressem, mais uma vez, ao baú de velharias anticomunistas, com novas ou velhas roupagens. Ainda agora começou o ano em que se assinala cem anos...