Órgãos do Congresso

Os órgãos do Congresso e a Mesa da Presidência foram aprovados por unanimidade na sessão de abertura dos trabalhos, na sexta-feira de manhã.

Secretariado: Alexandre Araújo, Carina Castro, Carlos Gonçalves, Cristina Cardoso, José Martins, Júlio Vintém, Nuno Costa, Rui Braga.

 

Comissão Eleitoral: Albano Nunes, Armindo Miranda, José Capucho, Luísa Araújo, Manuela Pinto Ângelo, Margarida Botelho, Octávio Augusto.

 

Comissão de Redacção da Resolução Política: Ângelo Alves, Fernanda Mateus, Francisco Lopes, Jerónimo de Sousa, João Dias Coelho, João Oliveira, Jorge Cordeiro, Jorge Pires, Paulo Raimundo, Pedro Guerreiro, Rui Fernandes, Vasco Cardoso.

 

Comissão de Verificação de Mandatos: Elsa Paixão, Francisca Goulart, João Armando, Lurdes Ribeiro, Teresa Chaveiro.

 

Mesa da Presidência

Secretário-geral, membros da Comissão Política e membros do Secretariado do Comité Central do PCP: Albano Nunes, Alexandre Araújo, Ângelo Alves, Armindo Miranda, Carlos Gonçalves, Fernanda Mateus, Francisco Lopes, Jaime Toga, Jerónimo de Sousa, João Dias Coelho, João Frazão, João Oliveira, Jorge Cordeiro, Jorge Pires, José Capucho, Luísa Araújo, Manuel Rodrigues, Manuela Bernardino, Manuela Pinto Ângelo, Margarida Botelho, Octávio Augusto, Patrícia Machado, Paulo Raimundo, Pedro Guerreiro, Rui Fernandes, Vasco Cardoso, Vladimiro Vale.

 

Membros da Comissão Central de Controlo: Alice Carregosa, Armando Morais, José Augusto Esteves, José Paleta, Maria da Piedade Morgadinho, Marília Villaverde Cabral, Raimundo Cabral.


Outros membros da Presidência: Amélia Vicente, Ana Maria Souto, António Neves, António Ferreira, Bárbara Barros, Bernardo Barreto, Carlos Carvalhas, Cláudia Varandas, Elisabete Santos, Francelina Cruz, Gabriela Guimarães, Hélder Vilanova, Hortênsia Menino, Ilda Figueiredo, Joana Sanches, Joana Rodrigues, João Peres, João Ferreira, João Sousa, Joaquim Judas, Jorge Fernandes, Jorge Silva, José Rocha, José Correia, José Sousa, Lídia Luís, Maria Emília Costa, Maria João Costa, Maria Silvandira Costa, Nuno Amaro, Paulo Cruz, Pedro Pinto, Raquel Raimundo, Sónia Carmo, Tiago Oliveira, Vítor Silva.




Mais artigos de: Em Foco

Unidade, confiança e luta

Um colectivo unido, determinado e consciente da exigência das tarefas que tem pela frente esteve reunido no fim-de-semana em Almada, no XX Congresso do Partido Comunista Português. Em três dias de profunda reflexão e debate, os comunistas definiram as orientações políticas para os próximos anos, aprovaram um conjunto de medidas de intervenção e para o reforço de organização, elegeram o Comité Central e estreitaram ainda mais os laços de camaradagem que os unem.

Luta, solidariedade e revolução

Moções sobre a luta de massas como factor da transformação social, sobre a paz e a solidariedade internacionalista e sobre a Revolução Socialista de Outubro foram aprovadas pelos delegados à assembleia magna do PCP.

À altura das exigências

Camaradas delegados, estimados convidados, membros das delegações internacionais, representantes institucionais e diplomáticos. A todos, saudações do Partido Comunista Português. Compreenderão que a nossa saudação maior se dirija...

Composição do Comité Central eleito<br>no XX Congresso

O Congresso, na sessão reservada aos delegados, a 3 de Dezembro de 2016, elegeu o Comité Central. Participaram na eleição 1131 delegados, sendo o Comité Central eleito por maioria, com quatro votos contra e onze abstenções.
A eleição fez-se por voto secreto, por imposição da antidemocrática «Lei dos Partidos».
Publicamos de seguida os nomes e biografias dos eleitos. A negrito, estão as biografias dos camaradas que não integravam o Comité Central cessante.

Composição<br>dos organismos executivos<br>do Comité Central

O Comité Central eleito no XX Congresso realizou a sua primeira reunião plenária no dia 3 de Dezembro de 2016 e elegeu os organismos executivos, a Comissão Central de Controlo e o Secretário-geral.
A Comissão Política foi eleita por unanimidade e o Secretariado do Comité Central por maioria, com uma abstenção. A Comissão Central de Controlo foi eleita por unanimidade.
O Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa (que entendeu não votar na sua própria eleição), foi eleito por unanimidade.

Relatório da Comissão Eleitoral

O Comité Central é o organismo que dirige a actividade do Partido no intervalo entre Congressos, assumindo a responsabilidade de traçar, de acordo com a orientação e resoluções dos congressos, a orientação superior do trabalho político,...

Este é o nosso tempo

No limiar do encerramento dos trabalhos do XX Congresso, podemos afirmar que alcançámos com êxito os objectivos a que nos propúnhamos. Desde logo, pelo grau de envolvimento e participação de delegados. A sua presença e participação permanentes dignificaram...