Ria Formosa

Não às demolições

O PCP realizou na manhã de sábado, 8, uma tribuna pública junto ao Mercado Municipal de Olhão contra as demolições na Ria Formosa.

O PCP é um aliado constante das populações da Ria Formosa

Image 21461

Nesta tribuna pública participaram o deputado comunista Paulo Sá, eleito pelo Algarve, os vereadores eleitos pela CDU nos municípios de Faro e Olhão, António Mendonça e Sebastião Coelho, e ainda representantes de cinco associações de moradores das ilhas-barreira da Ria Formosa, nomeadamente Sílvia Padinha (pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra), José Lesinho (pela Associação de Moradores do Núcleo dos Hangares), Feliciano Júlio (pela Associação do Farol de Sta. Maria), Vanessa Morgado (pelo Movimento SOS Ria Formosa), e António Figueira (pela Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo da Praia de Faro).

Esta acção do PCP realizou-se num mercado de Olhão já por si repleto mas capaz de acolher os mais de cem participantes vindos dos diferentes núcleos das ilhas – Culatra, Farol, Hangares, Praia de Faro – e também de Faro e Olhão. Isto por si só confirma a seriedade, clareza e determinação com que o comunistas estão nesta luta, nunca faltando com a sua solidariedade aos moradores, seja com um governo do PSD-CDS seja agora, com um Governo do PS. Por tudo isto, a tribuna pública do PCP foi simultaneamente mais uma acção de luta das populações contra as demolições.

Depois da possibilidade aberta pela derrota do governo PSD-CDS de travar e fazer retroceder muitos dos aspectos mais negativos que esse governo levou por diante, entre eles o fim das demolições na Ria Formosa e a requalificação desses territórios, o PS, agora no governo, retomou o plano de expulsão das populações das ilhas da Ria Formosa, ao arrepio daquilo com que se havia comprometido anteriormente. As intervenções dos dirigentes associativos, que expressaram características próprias de cada um dos núcleos das ilhas, tiveram em comum o reconhecimento do papel do PCP e dos eleitos da CDU no apoio à luta das populações para travar o processo das demolições. O PCP foi mesmo reconhecido como um aliado fiel e constante e, ao mesmo tempo, como aquele que de forma mais consequente e coerente tem afirmado o direito de permanência de quem habita e produz naquelas ilhas.

Ao longo da tribuna foram também ouvidas as intervenções dos eleitos comunistas, quer nos órgãos autárquicos quer na Assembleia da República, que reafirmaram a posição do PCP contra as demolições e pela requalificação dos núcleos urbanos e valorizaram a luta travada pelos farenses e olhanenses que, através das suas associações, têm conseguido travar este processo. O deputado Paulo Sá informou que o Partido, no quadro da Assembleia da Republica, voltará a apresentar um Projecto de Resolução pela suspensão definitiva das demolições nas ilhas-barreira, o investimento na sua requalificação e a melhoria das condições de vida da sua população.




Mais artigos de: PCP

<font color=0093dd>Debater, unir, construir</font>

Jerónimo de Sousa participou, no dia 4, num encontro de quadros da Organização Regional do Porto preparatório do XX Congresso do PCP. O Secretário-geral do Partido estará presente em iniciativas semelhantes em Lisboa, Beja e Setúbal.

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 60 linhas dactilografadas a 60 espaços (3600 caracteres, espaços incluídos). A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a...

«Feriado roubado<br>foi reconquistado!»

Inserido na acção nacional «Emprego, direitos, produção, soberania», o comício de Almada do passado dia 5, com a presença de Jerónimo de Sousa, constituiu uma pujante afirmação de luta pela soberania nacional.

Dez euros e um sinal

Aumentar dez euros em todas as pensões em 2017 é «da mais elementar justiça» e será «um sinal que vai na direcção da recuperação de rendimentos» dos reformados e pensionistas, salientou Jerónimo de Sousa, num debate em Lisboa.

Organização e militância

Todas as quintas-feiras, entre as sete e as nove da manhã, António Vicente e Mendes Ferreira fazem chegar o Avante! aos vários centros de trabalho do PCP no concelho do Barreiro – Barreiro, Santo André, Santo António da Charneca, Lavradio e Palhais...

Colecção Miró fica no Porto

A Colecção Miró deve ficar «em condições que permitam o seu usufruto pelo máximo de pessoas, desde logo pelos portuenses e demais portugueses», defende o PCP. Logo após ser conhecida a decisão do Ministério da Cultura de procurar colocar a...

Combater a precariedade

O recente episódio de falha na segurança ocorrida nas chegadas do aeroporto de Lisboa nada tem a ver com os Assistentes de Portos e Aeroportos (APA), que não executam essas funções, esclarece o PCP num comunicado do Sector de Transportes da Organização Regional de Lisboa...

As piruetas

A máquina mediática tem reservado atenção às propostas que, na preparação do Orçamento do Estado, têm preenchido páginas de jornais. Medidas e balões de ensaio são discutidos, examinados e escrutinados pelo painel de comentadores,...