Saudação ao Congresso <br>da FRETILIN

O Secretário-geral do PCP enviou uma saudação ao IV Congresso Nacional da Frente Revolucionário do Timor-Leste Independente – FRETILIN, que teve lugar de 7 a 9 de Setembro, na capital do país, Dili.

Na mensagem, Jerónimo de Sousa lembra que os comunistas portugueses têm viva nos seus «corações a solidariedade com a FRETILIN, com a sua heróica luta pela libertação e independência de Timor-Leste, com a sua persistente e abnegada luta em defesa dos interesses do povo timorense», e manifesta a sua «plena confiança em que, enraizada e profundamente unida ao seu povo, a FRETILIN será capaz de continuar a encontrar as soluções para a concretização das aspirações e anseios do povo timorense», não obstante os grandes desafios que lhe são colocados na «construção de um Timor-Leste livre e soberano, de justiça e progresso social, de paz».

«Vivemos uma situação internacional marcada pela profunda crise do capitalismo e a sua manifesta incapacidade de dar resposta aos problemas da Humanidade», refere o documento, notando que esta situação «com sérios perigos» encerra também «reais potencialidades de desenvolvimentos progressistas e revolucionários». Apesar das dificuldades da hora presente, enfatiza-se, «acreditamos que as forças da liberdade, do progresso e da paz acabarão por prevalecer e impedir o desastre para que o imperialismo, com a sua política exploradora, opressora, agressiva e predadora, está a arrastar o mundo».

Na sua mensagem, o Secretário-geral do PCP reafirma a vontade em prosseguir e aprofundar os laços de amizade e cooperação que unem os dois partidos e os dois povos e países, expressando os melhores votos de sucesso aos trabalhos do «IV Congresso Nacional, à luta da FRETILIN pela construção de um Timor-Leste soberano, desenvolvido e pacífico».




Mais artigos de: Internacional

Paz na Colômbia <br>é o melhor prémio

Milhares de colombianos marcharam em defesa da paz dois dias antes de o presidente do país ter ganhado o Nobel da Paz, distinção que as FARC-EP interpretam como tendo sido atribuída ao processo de paz.

Massacre no Iémen

Pelo menos 140 pessoas mortas e 525 feridas é o balanço de um bombardeamento, atribuído à Arábia Saudita, durante um funeral no Iémen, no sábado.

 

PCP no Equador

A convite do Movimento Aliança PAÍS (AP), o PCP participou no III Encontro Latino-americano Progressista (ELAP) e na V Convenção Nacional da AP, realizados em Quito, de 28 a 30 de Setembro, e 1 de Outubro, respectivamente. O III ELAP, teve como tema «Revelando o novo Plano Condor,...

Matthew, o filho haitiano <br>de Bill e Hillary

À passagem do furacão Matthew pelas Américas, os olhos do mundo prenderam-se nos EUA, onde ventos de 200 quilómetros por hora cobraram 28 vidas. Durante dias, sucederam-se as reportagens sobre os preparativos para a catástrofe, revezadas pelo apuramento das...

Rasto mortal no Haiti

A destruição provocada pelo furacão Matthew mergulhou o Haiti na pior catástrofe desde o terremoto que devastou a nação caribenha há mais de seis anos e meio. O número de mortos contabilizado oficialmente supera já o milhar, sobretudo nas regiões Sul...

Tensão entre <br>Iraque e Turquia

A preparação do anunciado assalto final a Mossul, alegadamente a última cidade controlada pelo Estado Islâmico no Iraque, está a aumentar a tensão entre as autoridades iraquianas e turcas. Na semana passada, Bagdad queixou-se ao Conselho de Segurança da ONU da...