Baixa produção atormenta o Douro

Viticultores espremidos

A vindima deste ano está a ser um «pesadelo» para os vitivinicultores do Douro. «Estamos perante uma redução significativa da produção, comparativamente com campanhas anteriores», alertou a AVIDOURO.

Os viticultores sofreram enormes quebras na produção

Image 21428

Segundo a Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO), o «clima que tem andado por estas bandas» é «pouco amigo de quem trabalha» e dos que «insistem em continuar a produzir».

«Foi um ano em que as vinhas foram atacadas fortemente por pragas e doenças, nomeadamente o míldio, obrigando a custos de tratamento elevados, três ou quatro vezes superiores a anos ditos normais», informa, em nota de imprensa de dia 29, a AVIDOURO, dando conta de que a «maioria dos pequenos e médios viticultores, apesar de descapitalizados e sem possibilidades financeiras para fazerem todos os tratamentos, recorreram ao crédito» para continuar a produzir.

Para minimizar os problemas, a associação reclama o «aumento dos preços na produção – para as uvas do Generoso/Porto e dos vinhos Douro de mesa», o «pagamento das uvas em função do peso e do grau», a «obrigatoriedade da celebração de contratos entre firmas e viticultores, com a indicação do preço/kg e prazos de pagamento», a «suspensão temporária das prestações para a Segurança Social de todos os pequenos e médios viticultores que sofreram grandes quebras na produção» e «que o IVDP e o Ministério da Agricultura intervenham para o cumprimento de tais objectivos e para que o (grande) comércio de vinhos não fique com o lucro todo enquanto “espreme” a produção».




Mais artigos de: Nacional

Mais força a quem luta

No próximo dia 16 de Outubro realizam-se eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores. A CDU apresenta aos açorianos um projecto de futuro para a Região.

É preciso derrotar <br>a ilegalidade

No encontro promovido pelo Movimento Mulheres Unidas Pelo Táxi (MUPT), realizado no dia 29, em Lisboa, Carla Cruz, deputada na Assembleia da República (AR), frisou que o PCP «esteve, está e estará ao lado do sector do táxi contra o processo de liberalização que está em curso».

SIRCA e incêndios em debate

No dia 17, realizou-se em Alvadia, Ribeira de Pena, um encontro promovido pela Associação dos Pastores Transmontanos (APT), que contou com a presença de pastores dos concelhos de Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Amarante, Boticas, Vila Real e Montalegre. Na...

Horta reclama ampliação <br>do aeroporto

A Assembleia Municipal da Horta aprovou, por unanimidade, no dia 27, uma moção da CDU que considera «ser essencial manter na política aérea da Região o princípio da existência dos cinco aeroportos com voos de carreiras provenientes e com destino ao...

«Água é de todos»

Na próxima segunda-feira, a campanha «Água é de todos» vai realizar, às 10h30, junto à Assembleia da República (AR), uma acção para apelar ao Parlamento que desencadeie os procedimentos tendentes à recuperação e...