Divulgar a Festa, afirmar o PCP
A venda especial do anterior número do Avante!, com um suplemento dedicado à 40.ª edição da Festa, projectou tanto o jornal como aquela que é a maior iniciativa político-cultural do País.
Várias organizações regionais duplicaram o número de jornais vendidos
No momento em que está em curso uma campanha nacional de divulgação do Avante! e em que a preparação e afirmação da Festa assume um carácter prioritário na acção do Partido, a venda especial do Avante! com o «Jornal dos Artistas», realizada na semana passada, teve uma importância particular. De uma só vez, afirmou-se a Festa do Avante! e o seu programa musical, cultural e político e difundiu-se o órgão central do Partido, que não continha só informações sobre a Festa, mas as habituais notícias e artigos sobre a realidade partidária, nacional e internacional que fazem dele um jornal único no panorama da imprensa portuguesa.
Assim, e para além dos exemplares que semanalmente são vendidos, na semana passada foram solicitados muitos mais para serem distribuídos pela organização do Partido (chegando a mais militantes do que habitualmente) e vendidos junto a empresas e locais de trabalho, terminais e estações de transportes públicos, em mercados, ruas e praças. Em algumas regiões, duplicou-se o número de jornais vendidos, o que por si só revela reais potencialidades de aumento da difusão do Avante! tanto dentro como fora do Partido. Sendo certo que este número em concreto tinha atractivos particulares, no caso a divulgação dos artistas que actuarão nos palcos principais da Festa do Avante!, também é verdade que noutras ocasiões em que se procura atingir uma venda mais alargada do Avante! ela é bem sucedida.
Assim, a questão decisiva é que as organizações sejam capazes de organizar a distribuição do jornal e de destacar os militantes necessários para levar a cabo a esta importante tarefa partidária, fundamental para reforçar o Partido e alargar a sua influência. A responsabilização de quadros, a criação de estruturas estáveis de divulgação da imprensa, a sensibilização dos militantes, e particularmente dos mais recentes, para que adquiram e leiam o Avante! e o levantamento de potenciais leitores são tarefas imediatas a levar a cabo. O aumento da rede de distribuição e a realização de bancas de rua e da venda regular junto de empresas e locais de trabalho assumem também particular importância.
Preparar e divulgar a Festa
A venda especial do Avante! da semana passada não visou apenas divulgar o órgão central do Partido, mas também promover a Festa do Avante!, no ano em que se realiza a 40.ª edição e em que, pela primeira vez, ela terá lugar também no novo terreno da Quinta do Cabo. A publicação do «Jornal dos Artistas», que saiu com o Avante! e que será também alvo de uma edição mais alargada, permitirá seguramente uma maior divulgação da Festa e uma mais alargada venda da EP.
Esta é, no imediato, uma das tarefas prioritárias que estão colocadas ao colectivo partidário. A distribuição pública e massiva do «Jornal dos Artistas», a efectiva distribuição das EP pela organização partidária e a realização de bancas de rua são tarefas a desenvolver desde já e durante os próximos meses.
Ao mesmo tempo, será dada uma ainda maior atenção à participação dos militantes nas jornadas de trabalho, não só nos espaços das respectivas organizações ou sectores, mas em todo o terreno da Festa, tendo em conta as acrescidas exigências que a edição deste ano, alargada à Quinta do Cabo, comporta.