Negociação na Portway
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos revelou no dia 30, segunda-feira, que foi decidido retomar as negociações directas do Acordo de Empresa na Portway (Grupo ANA/Vinci), ficando suspensa sem nova data a reunião que teria lugar no dia 31, no âmbito do processo de despedimento colectivo que a operadora de handling desencadeou.
O acordo entre representantes da empresa e dos sindicatos (Sitava, Sindav, Simamevip e STHA) foi alcançado sexta-feira, dia 27, com mediação da direcção-geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT). Ao ritmo de uma reunião por semana, o calendário negocial estende-se até 27 de Julho.
«Só foi possível chegarmos aqui pela brava luta que tem sido travada pelos trabalhadores da Portway, nomeadamente as greves em vigor no Porto, em Lisboa e em Faro e ainda as
diversas iniciativas realizadas», salienta o sindicato, avisando que «esta luta está longe de estar ganha, apenas foi dado um pequeno passo», pelo que «os trabalhadores devem continuar a lutar para derrotar definitivamente esta intenção da Portway/Vinci».
Do Governo, o sindicato insiste na exigência de que seja anulado o Despacho 14886-A (liberalização do handling) e que a ANAC ponha termo imediatamente à ilegalidade e à fraude do self-handling, cometidas pela Ryanair e a Groundlink.
«Tal como diz o primeiro-ministro, é preciso enterrar um modelo assente nos baixos salários e na precariedade», pelo que o Sitava se associa à iniciativa pública que a Fectrans/CGTP-IN promove hoje, junto à residência oficial de António Costa.