Despedimento contestado
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou na sexta-feira, dia 27, apenas com os votos favoráveis dos vereadores do PS, uma proposta da empresa municipal Nazaré Qualifica para um despedimento colectivo de 15 trabalhadores, que por decisão do Tribunal de Trabalho de Leiria deveriam ter sido reintegrados em 2015. Na altura, foram considerados ilícitos os despedimentos de 19 trabalhadores, mas apenas foram reintegrados quatro. Os restantes estão há um ano em casa, sem perda de salário.
Na proposta que remeteu à Câmara e esta aprovou, a empresa alega não ter actividades para atribuir àqueles funcionários, bem como a indisponibilidade da autarquia para os colocar.
Durante a manhã, os trabalhadores permaneceram concentrados frente aos Paços do Concelho. Alguns deles tomaram a palavra na sessão pública da Câmara, relatou a agência Lusa, onde acusaram o executivo de não ter feito os pagamentos determinados pelo tribunal e consideraram o despedimento como perseguição pessoal, pois nessa mesma sessão foi aprovada a abertura de concurso para contratação de 81 pessoas.
Um dirigente do STAL adiantou que, se a Nazaré Qualifica entregar cartas de despedimento, o sindicato apoiará uma impugnação judicial.
A CDU do concelho condenou a decisão aprovada pela Câmara no dia 27 e também a gestão de verbas públicas praticada pela maioria PS, tanto mais quanto a autarquia «está tremendamente endividada». Num comunicado de dia 29, a CDU afirma-se confiante de que «pela luta, os trabalhadores vencerão esta vil tentativa de os dividir» e de que se fará justiça, garantindo que «nós vamos ajudar a que ela aconteça».