Colômbia
O comandante das FARC-EP e o presidente colombiano foram novamente propostos para o Prémio Nobel da Paz. Rodrigo Londoño, conhecido como «Timochenko», e Juan Manuel Santos poderão ser agraciados caso se confirme a assinatura de um acordo de paz na Colômbia.
Em Havana, Cuba, reiniciaram-se, no dia 2, os diálogos entre a delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo e representantes do governo de Bogotá, com os primeiros a insistir na necessidade de convocar uma Assembleia Constituinte para sufragar um documento final, o qual poderá ser subscrito pelas partes já em Março.
Entretanto, a ONU e a CELAC foram aceites como entidades verificadoras da aplicação de um acordo definitivo. As FARC-EP asseguram a sua disposição de «fazer política sem armas», mas exigem garantias reais de que não se repetirá a chacina verificada no final da década de 80 e início da década de 90 do século passado contra membros da União Patriótica, agora tendo como alvos os guerrilheiros que entreguem as armas.