Evocar a Reforma Agrária

Image 19409

 

A As­so­ci­ação Con­quistas da Re­vo­lução (ACR) levou a cabo, no sá­bado, 21, no Au­di­tório da Junta da União de Fre­gue­sias da Vila, Vila do Bispo e Sil­veiras, em Mon­temor-o-Novo, uma sessão de apre­sen­tação dos li­vros «Con­quistas da Re­vo­lução» e «Vasco, nome de Abril», por si edi­tados.

Pe­rante vá­rias de­zenas de pes­soas, An­tónio Ger­vásio, re­sis­tente an­ti­fas­cista, preso po­lí­tico e obreiro da Re­forma Agrária, re­cordou a pre­sença de Vasco Gon­çalves quer na I Con­fe­rência dos Tra­ba­lha­dores Agrí­colas do Sul, a 9 de Fe­ve­reiro de 1975, quer na XI Con­fe­rência da Re­forma Agrária, a 24 e 25 de Ou­tubro de 1987, ambas re­a­li­zadas em Évora. «A Re­forma Agrária foi des­truída, tal como ou­tras con­quistas da Re­vo­lução. Mas a ban­deira da Re­forma Agrária mantém-se viva e ac­tual, como os va­lores de Abril a apontar para o fu­turo de Por­tugal», sa­li­entou, acres­cen­tando: «A Re­forma Agrária é uma exi­gência in­con­tor­nável para um go­verno pa­trió­tico e de es­querda».

A ini­ci­a­tiva, di­ri­gida por An­tónio Da­nado, pre­si­dente da Junta de Fre­guesia, contou ainda com as in­ter­venção de Ma­nuel Be­gonha e José Bap­tista Alves, mi­li­tares de Abril e, res­pec­ti­va­mente, pre­si­dente e vice-pre­si­dente da ACR, e Hor­tência Me­nino, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal.

Amanhã, em Se­túbal, a ACR re­a­liza uma evo­cação a Mi­chel Gi­a­co­metti. A ini­ci­a­tiva tem lugar, às 21 horas, no Museu do Tra­balho Mi­chel Gi­a­co­metti, e conta com as in­ter­ven­ções de Ma­nuel Be­gonha, Mo­desto Na­varro, es­critor e membro da di­recção da ACR, e Carlos Ra­baçal, ve­re­ador na Câ­mara de Se­túbal.

O mo­mento, para além de uma pro­jecção de vídeo, conta ainda com a ac­tu­ação do Coro Lopes Graça, Grupo Coral Alen­te­jano «Amigos do In­de­pen­dente» e Grupo Coral Alen­te­jano «Amigos Sa­dinos».




Mais artigos de: Nacional

A união faz a diferença

Sob o lema «É ur­gente: con­di­ções para es­tudar», os es­tu­dantes do En­sino Su­pe­rior vão ma­ni­festar-se hoje, 26, em vá­rios pontos do País, contra os cortes no fi­nan­ci­a­mento e na Acção So­cial.

Dar força e confiança à luta

Numa carta aberta à As­sem­bleia da Re­pú­blica, o Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres afirma a «ur­gência de me­didas para repor di­reitos e me­lhorar as con­di­ções de vida das mu­lheres».

Setúbal <br>embandeira Desporto

Se­túbal re­cebeu no dia 18, no Par­la­mento Eu­ropeu, em Bru­xelas, a ban­deira ofi­cial de Ci­dade Eu­ro­peia do Des­porto 2016, jun­ta­mente com as ou­tras 32 lo­ca­li­dades eu­ro­peias no­me­adas pela ACES Eu­rope, como ca­pi­tais, ci­dades ou re­giões de­di­cadas ao des­porto.

Carrossel da precariedade nos Açores

Nos Açores, nove em cada 10 novos contratos de trabalho são a prazo, denunciou, anteontem, no Parlamento Regional, o deputado do PCP. Aníbal Pires apontou ainda a desigualdade de género, que existe não apenas nos salários, sendo que para as trabalhadoras açorianas a...

Equipamento inacessível <br>aos lisboetas

Na sequência do programa preliminar apresentado sobre a futura intervenção no Pavilhão Carlos Lopes, foi aprovado, pela maioria PS na Câmara de Lisboa, o licenciamento do projecto de arquitectura, entregue pela Associação de Turismo de Lisboa...