Sindicatos intensificam acções na Grécia

Para a Greve Geral

Mais de 600 sindicatos gregos participaram na jornada de luta de dia 22, convocada pela PAME, inserida na mobilização para a greve geral do próximo dia 12.

Sindicatos mobilizam-se contra nova ofensiva antipopular

As acções, que tiveram lugar em cerca de meia centena de cidades da Grécia, foram a resposta da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME) às recentes medidas anti-sociais anunciadas pelo governo do Syriza-ANEL.

O novo pacote de redução dos direitos sociais e de agravamento dos impostos é também a razão que levou a principais centrais sindicais, incluindo a GSEE (sector privado) e ADEDY (sector público), a convocar uma greve geral para a próxima semana.

Segundo a PAME, as medidas impostas, no âmbito do terceiro memorando, visam novos cortes das pensões e a subida da idade da reforma para os 67 anos, a limitação do acesso aos cuidados de saúde, destruição da Segurança Social universal, cortes salariais, a liberalização dos despedimentos e um programa de privatizações.

Na véspera da aprovação no parlamento, dia 15, das medidas do terceiro memorando, dezenas de activistas da PAME ocuparam simbolicamente o edifício do Ministério do Trabalho, em Atenas.

Na fachada do edifício, os manifestantes colocaram um pano gigante com a inscrição: «Não seremos os escravos do século XXI. Não à destruição da Segurança Social, aos despedimentos em massa, à pobreza e ao desemprego».

A ocupação prolongou-se até ao dia seguinte, terminando à noite com uma grande manifestação no centro da capital grega.

No início desta semana, dias 2 e 3, os trabalhadores dos transportes marítimos realizaram uma greve contra os planos do governo de eliminar o sistema de segurança social do sector e liberalizar a composição das tripulações na frota de ferries, com vista a reduzir o seu número e generalizar o trabalho sem direitos. O sector voltará a paralisar na greve geral.




Mais artigos de: Europa

Dinamarqueses protestam

Cerca de 30 mil estudantes, professores e pessoal não docente manifestaram-se, dia 29, nas duas principais cidades do país, contra os cortes no sistema público de Educação.

PCP defende interesses nacionais

Os deputados do PCP apresentaram um total de 128 propostas de alteração, em diferentes comissões especializadas, à proposta de orçamento da União Europeia para 2016, apresentada pela Comissão Europeia, que foi votada, dia 28, no Parlamento Europeu. Daquelas propostas,...

Políticas europeias agravam problemas

A estratégia UE2020 e o chamado semestre europeu foram dois dos temas em debate na sessão do Parlamento Europeu da passada semana. Na sua intervenção, dia 28, o deputado do PCP, João Ferreira, lembrou que, «na linha do que já antes sucedera com a Estratégia de...

Orçamento da UE:<br>fumaça e proposta

O processo de formulação do Orçamento da UE é de grande complexidade. A Comissão Europeia propõe uma primeira versão que é modificada pelo Conselho da União Europeia. Por sua vez, o Parlamento Europeu (PE) propõe alterações a estes dois...