PCP rejeita ameaças da Comissão Europeia

Soberania é valor a preservar

Muito se falou, na semana passada, na possibilidade de a Comissão Europeia «tomar medidas» se Portugal não procedesse rapidamente à entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2016. Várias notícias referiram mesmo eventuais declarações nesse sentido por parte do vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrowskis.

Face a esta situação, a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber, questionou a Comissão Europeia, no dia 21, acerca desta «inaceitável ingerência e interferência no processo político para a formação de governo» decorrente das eleições legislativas de 4 de Outubro. A deputada comunista lembra que este processo se está a realizar no quadro das «regras da Constituição da República Portuguesa» e que deve decorrer «sem pressões externas e com respeito pela soberania das instituições nacionais e do povo português».

Inês Zuber quer saber, designadamente, como é que a Comissão Europeia justifica a atitude de «profundo desrespeito pela soberania de Portugal, das suas instituições e da Constituição da República Portuguesa» e quantos processos desta natureza foram instaurados até à data e a que estados. A deputada pretende ainda saber que fundamentos foram apresentados para mover tais processos e que consequências tiveram. 



Mais artigos de: PCP

Intolerável afronta à Constituição

A comunicação de Cavaco Silva sobre a indigitação de Passos Coelho para formar governo mereceu a mais viva condenação do PCP, que confia em que a decisão por aquele tomada tem os dias contados com a aprovação de uma moção de rejeição ao respectivo programa, o que abre a possibilidade de dar expressão institucional à vontade popular expressa nas urnas.

Anular a privatização da TAP

O PCP vai propor a anulação do processo de privatização da TAP e lembra a existência de uma maioria de deputados «formalmente comprometida» com esse objectivo.

O embuste e a mentira do PSD/CDS

O PCP comentou, no dia 23, os dados da execução orçamental conhecidos nesse mesmo dia. Num texto publicado no seu sítio da Internet, o Partido sublinha que esses dados põem desde logo em evidência o «enorme embuste» que a Coligação PSD/CDS, por via do...

Combater a precariedade na Madeira

O grupo parlamentar do PCP na Assembleia Legislativa Regional da Madeira anunciou, na segunda-feira, 26, a apresentação de um projecto de decreto que dê corpo a um efectivo combate à precariedade laboral na região. Na conferência de imprensa em que anunciou a iniciativa, o deputado...

Democratas quando convém

Os resultados das eleições de 4 de Outubro foram largamente celebrados pelos comentadores da direita, como se de uma vitória num jogo europeu por golos marcados fora se tratasse. A realidade tratou de demonstrar muito rapidamente que a analogia ao futebol é tão absurda como o discurso...