Paz sim, NATO não
Um conjunto diverso de organizações nacionais lançou o abaixo-assinado «Paz sim! NATO não! – Não à realização dos exercícios militares da NATO – 2015», no âmbito da campanha contra os maiores exercícios militares das últimas décadas da organização referida, cuja realização está prevista para Portugal e Espanha, com o apoio de Itália, entre 28 de Setembro e 6 de Novembro deste ano.
No texto, sublinha-se que «os exercícios militares desta organização belicista, envolvendo forças militares e território portugueses, não podem deixar de merecer o mais expressivo repúdio», «num momento em que se multiplicam situações de tensão, de conflito e de guerra» e «aumentam a insegurança e a instabilidade internacionais».
As organizações promotoras, «comprometidas com a causa da Paz, da cooperação, do progresso e da justiça social», repudiam a realização dos exercícios; rejeitam a participação de forças portuguesas em agressões militares da NATO, cuja dissolução defendem; reclamam às autoridades portuguesas o cumprimento das determinações da Constituição da República Portuguesa e da Carta das Nações Unidas, na defesa do direito internacional, da soberania dos estados e da igualdade de direitos dos povos.
Entre os subscritores encontram-se diversas associações e estruturas sindicais, como: Conselho Português para a Paz e Cooperação, Associação de Amizade Portugal-Cuba, Associação Iúri Gagárin, Clube Estefânia, CGTP-IN, JCP, Ecolojovem – «Os Verdes», URAP ou União dos Sindicatos de Lisboa.