Paz sim, NATO não

Um conjunto diverso de organizações nacionais lançou o abaixo-assinado «Paz sim! NATO não! – Não à realização dos exercícios militares da NATO – 2015», no âmbito da campanha contra os maiores exercícios militares das últimas décadas da organização referida, cuja realização está prevista para Portugal e Espanha, com o apoio de Itália, entre 28 de Setembro e 6 de Novembro deste ano. 
No texto, sublinha-se que «os exercícios militares desta organização belicista, envolvendo forças militares e território portugueses, não podem deixar de merecer o mais expressivo repúdio», «num momento em que se multiplicam situações de tensão, de conflito e de guerra» e «aumentam a insegurança e a instabilidade internacionais».

As organizações promotoras, «comprometidas com a causa da Paz, da cooperação, do progresso e da justiça social», repudiam a realização dos exercícios; rejeitam a participação de forças portuguesas em agressões militares da NATO, cuja dissolução defendem; reclamam às autoridades portuguesas o cumprimento das determinações da Constituição da República Portuguesa e da Carta das Nações Unidas, na defesa do direito internacional, da soberania dos estados e da igualdade de direitos dos povos.

Entre os subscritores encontram-se diversas associações e estruturas sindicais, como: Conselho Português para a Paz e Cooperação, Associação de Amizade Portugal-Cuba, Associação Iúri Gagárin, Clube Estefânia, CGTP-IN, JCP, Ecolojovem – «Os Verdes», URAP ou União dos Sindicatos de Lisboa.




Mais artigos de: Nacional

Vindimas sem festa

Em plena azáfama das vindimas na Região Demarcada do Douro, os agricultores confrontam-se com grandes dificuldades, agravadas pelos atrasos no pagamento das ajudas nacionais e comunitárias, alerta a Avidouro.

Parar a guerra e a ingerência

A CDU apresentou, nas câmaras municipais de Aljustrel e Torres Novas, uma moção sobre a situação dos refugiados e imigrantes da Europa. Por seu lado, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) emitiu uma declaração solidária.

Homenagem aos tarrafalistas

Promovida pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), realizou-se, dia 12, a romagem anual ao Mausoléu dos Tarrafalistas, no Cemitério do Alto de São João, com o propósito de homenagear aqueles que, «operários,...

Em vésperas de eleições

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sublinha que o reforço, agora anunciado pela ministra da Agricultura, de 200 milhões de euros para o PDR 2020 (Plano de Desenvolvimento Regional), destinados a medidas agro-ambientais, chega com quase dois anos de...

Começou a Seixalíada

Milhares de pessoas participaram, dia 19, no Jardim da Paz, em Pinhal de Frades, na festa de abertura da 32.ª edição da Seixalíada. Considerado o maior evento de desporto popular do País, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e...