em clima de confiança o Coliseu
Desfile combativo
O mesmo entusiasmo e determinação vividos no interior do Coliseu marcara já o desfile de activistas e simpatizantes da CDU que, partindo da Praça da Figueira, pouco passava das 15 horas, entrou pelo Rossio e desaguou na Rua das Portas de Santo Antão, percorrendo-a até à entrada do Coliseu. Erguendo bandeiras vermelhas, verdes, amarelas, brancas, com os símbolos dos partidos que integram a Coligação, num ondular permanente, centenas e centenas de pessoas desfilaram naquela tarde quente de domingo, numa animada demonstração de apoio à CDU.
Com os candidatos pelo círculo de Lisboa à cabeça, onde avultava a presença de jovens e mulheres, segurando uma larga faixa onde se lia «Com a força do povo, construir soluções para o País», no desfile incorporou-se logo a seguir a juventude – com uma presença muito viva e destacada que era resultado tanto do seu número elevado como da sua postura combativa e entusiástica –, empunhando estandartes de grande porte e um grande pano onde se lia «Que seja agora. Queremos o que é nosso».
Mais atrás, outras formas organizadas de participação concelhia integravam o desfile, entre as quais distinguimos uma faixa que tinha inscrito «Amadora, Município de Abril, exige: trabalho com direitos; mais centros de saúde, habitação digna».
«CDU avança com toda a confiança», «Agora e sempre juventude está presente», «É vergonha nacional, desemprego em Portugal», «Abril de novo, com a força do povo», «É preciso, é urgente uma política diferente», foram algumas das palavras de ordem que ecoaram ao longo do percurso, na Baixa lisboeta, gritadas em uníssono por gente de todas as idades, homens, mulheres e jovens, perante a curiosidade e nalguns casos o ar incrédulo de turistas estrangeiros, muitos deles registando o momento pela câmara do telemóvel.