de sábado e domingo
Um olhar sobre o futuro
Em 2016, a Festa já se realizará no terreno da Quinta do Cabo
É já para o ano que a Quinta do Cabo se juntará à vizinha Quinta da Atalaia para fazer uma Festa do Avante! ainda maior e melhor – no ano em que tem lugar a sua 40.ª edição. Se a edição passada da Festa ficou marcada pelo anúncio, feito pelo Secretário-geral, de que o Partido decidira avançar para a aquisição da Quinta do Cabo, a deste ano terá inevitavelmente como dois dos momentos altos as visitas ao novo terreno, que terão lugar nas manhãs de sábado e domingo, entre as 10h30 e as 12h30. O acesso à Quinta do Cabo situa-se na rampa da entrada da Medideira, logo abaixo do Posto de Saúde e mesmo em frente às instalações da Direcção da Festa.
Para complementar a visita ao terreno, cujas obras se encontram ainda numa fase muito inicial, será possível ao visitante saber um pouco mais sobre o que será a Festa do Avante! com a incorporação do novo terreno, num local próprio em pleno Espaço Central – precisamente onde, no ano passado, se revelou a localização e algumas imagens do novo terreno.
A Quinta do Cabo, contígua à Atalaia, tem uma área de sete hectares, que permitirão uma melhoria substancial das condições de funcionamento da Festa do Avante! e de acolhimento dos visitantes e construtores. Para além das perspectivas que abre para realizar uma Festa ainda melhor, a aquisição da Quinta do Cabo foi, ainda, uma oportunidade que não se podia desperdiçar. De facto, a compra deste terreno para outra utilização por qualquer outra entidade comprometeria, eventualmente de forma definitiva, a única verdadeira possibilidade de expansão da Festa do Avante!, necessidade aliás sentida em muitas edições e momentos, em que ela se encontrou à beira da ruptura.
Outra razão que presidiu à aquisição do novo terreno foi a necessidade de resolver problemas futuros, particularmente os suscitados pela existência de um projecto de prolongamento de uma via rodoviária que prevê a amputação de uma parte do actual espaço da Festa.
Campanha de fundos
Para concretizar o ambicioso objectivo de adquirir a Quinta do Cabo por 950 mil euros, o PCP lançou uma campanha de fundos, à semelhança do que fizera 25 anos antes para a aquisição da Quinta da Atalaia. Como seria de esperar, a decisão motivou o entusiasmo de militantes e simpatizantes do Partido e de muitos amigos da Festa, que têm vindo a contribuir para o êxito da campanha.
Se alguns puderam ter dúvidas da capacidade do colectivo partidário de cumprir os objectivos definidos para a campanha, elas estarão hoje totalmente dissipadas: mantendo-se a dedicação e determinação manifestadas até ao momento, é certo que as metas definidas serão atingidas e superadas.
A campanha de fundos, centrada no fim específico que é a compra da Quinta do Cabo, assume um significado muito mais vasto. Dela sobressaem, desde logo, o facto de o PCP depender apenas e só da vontade dos seus militantes e organizações para concretizar os mais exigentes objectivos e a confiança no colectivo partidário, nos trabalhadores e no povo.
Na Festa, é também possível contribuir para a campanha de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril».