Fórum de São Paulo

Ângelo Alves

Terminou no dia 2 de Agosto a XXI edição do Fórum de São Paulo, um importante espaço de articulação entre partidos comunistas, progressistas e de esquerda da América Latina, em que participam actualmente 105 partidos de 26 países da América Latina. O Fórum assinalou os 25 anos da sua primeira edição, realizada em São Paulo e em que participaram Fidel Castro e Lula da Silva.

Nestes 25 anos aquela região do globo mudou muito e, independentemente de recuos e avanços, de maior ou menor consistência política de alguns dos processos, o sentido da evolução daquela realidade é muito positivo e projecta a América Latina para a primeira linha da resistência anti-imperialista. Os resultados dos processos progressistas e revolucionários que ali decorrem são muito palpáveis para grandes massas da população. No plano das relações internacionais, a América Latina é hoje um fulcro dinamizador de relações de natureza anti-imperialista e um importante actor no complexo processo de rearrumação de forças que marca a evolução mundial.

O Fórum de São Paulo é hoje um espaço com grandes responsabilidades na definição da visão estratégica para a América Latina. Se na sua primeira edição apenas o Partido Comunista de Cuba tinha responsabilidades governativas, hoje são mais de dez os partidos-membro do Fórum que estão à frente dos destinos dos seus países e é por ali que passa o importante processo de integração latino-americana.

Mas se a confiança e a determinação marcaram esta edição do Fórum de São Paulo, emergiu também a necessidade de unidade e luta contra a renovada ofensiva imperialista e das forças reaccionárias latino-americanas. Sabotagem económica, desestabilização e conspiração, manipulação mediática e dos sistemas de Justiça, recurso a grupos e gangues provocadores fascistas, são os métodos pelos quais o imperialismo tenta, em variados países, fazer aquilo que por via eleitoral não conseguiu nestes 25 anos: derrotar os processos progressistas e voltar a submeter a América Latina.

Se a observação dos trabalhos do Fórum nos permitiu olhar com confiança para aquela realidade e testemunhar o papel central de Cuba socialista neste processo, também nos demonstrou a importância crucial de reforçar a nossa solidariedade com as intensas e decisivas lutas que ali se travam.




Mais artigos de: Opinião

A evidência

A campanha eleitoral está paquidérmica e nada penetra a pele que encasca os partidos do só-li-dó. Os tais que têm sido «os donos disto tudo» na governança «da Pátria» – PS e PSD alternando-se na afincada erosão do regime...

A utilidade do simulador

Muito já se disse sobre a enganosa promessa eleitoral do Governo de devolver parte da sobretaxa do IRS em 2016, se... se... se… E como tantos «ses» podem induzir em desconfiança, nada melhor do que um simulador para dar aparência de verdade àquilo que não passa de...

Portugal a «saquing»

As férias deste ano foram impactantes no que respeita ao estado de degradação da rede viária nacional. Por todo o lado, autoestradas semi-vazias e estradas nacionais sobrecarregadas, e fossem IP, IC ou EN, muitas partilhando uma crescente degradação da infra-estrutura. O impacto...

Eles andam nervosos

Com diversas combinações e protagonistas e com estilos e formas diferentes, pelas mãos de PS, PSD e CDS, com uns a abrir as hostilidades e os outros a concretizá-las, chegámos à actual situação. Tricas e aparentes divergências à parte, o que marca os 39 anos de turno da política de direita é o consenso geral no caminho a seguir – esse mesmo consenso que Cavaco Silva, no seu discurso de apelo ao voto na troika nacional, veio mais uma vez pedir sabendo (por experiência própria) que chegámos ao que chegámos não por falta, mas sim por excesso de consenso entre PS, PSD e CDS.

Hiroxima e o Japão imperialista

Há 70 anos o imperialismo norte-americano cometeu o maior crime de guerra que a História regista. O lançamento das bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasaki causando de imediato a morte de centenas de milhares de civis e deixando atrás de si um lastro de terríveis lesões e...