CDU reúne com católicos

Promovido pela Comissão Concelhia da CDU de Viseu, realizou-se no dia 30 de Julho, em Viseu, um debate sobre a inter-relação entre os democratas e patriotas, os católicos e a Igreja, seguido com grande interesse por cerca de cinco dezenas de participantes e valorizado por múltiplas intervenções.

Pedro Nóbrega, presidente da Junta de Freguesia de Real (Penalva de Castelo), eleito pela Coligação PCP-PEV, abordou a perspectiva do quadro de intervenção de um jovem activista católico comprometido com o projecto da CDU; Sérgio Branco, leigo da Ordem Dominicana e membro do Sector Intelectual da Organização Regional de Coimbra do PCP, trouxe ao debate questões políticas e ideológicas de uma visão do mundo cristã e a sua inter-relação com o marxismo; Deolinda Machado, da Comissão Executiva da CGTP-IN e da Coordenadora Nacional da CDU, falou da experiência concreta de uma sindicalista e activista católica.

No debate, dirigido por Filomena Pires, eleita na Assembleia Municipal de Viseu e membro da Direcção Regional do PCP, interveio, entre outros, o Padre José António, que destacou a importância das reflexões produzidas e defendeu uma perspectiva de acção católica próxima das pessoas concretas, das suas dificuldades e da resolução dos seus problemas. Carlos Gonçalves, da Comissão Política do Comité Central do PCP, valorizou os caminhos de aproximação e convergência entre democratas, patriotas e católicos progressistas na luta contra o fascismo, na construção do regime democrático e na luta dos dias de hoje por uma nova política e uma alternativa patriótica e de esquerda no nosso País.




Mais artigos de: Nacional

Governo prossegue ataque à Escola Pública

A JCP adverte os estudantes para a necessidade de estar alerta, durante o período de Verão, para as medidas que o Governo possa tomar, à socapa, relativas ao próximo ano lectivo.

Paz e cooperaçã entre os povos

O Conselho Mundial da Paz (CMP) surgiu há 65 anos como estrutura mundial empenhada na defesa da paz, da solidariedade e da cooperação entre os povos. Em comunicado, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lembra que, pela primeira vez na história, «foi possível erguer uma vasta frente de luta pela paz, o...

ID condena programa de PSD/CDS

A Associação Intervenção Democrática (ID) alerta os eleitores portugueses para a gravidade do programa eleitoral da coligação PSD/CDS, um «somatório ameaçador de medidas que, se alguma vez fossem executadas, manteria os cortes nos salários, nas reformas e pensões, a delapidação do nosso sector produtivo, as negociatas...