Assembleias reforçam organizações partidárias

Debater, integrar, concretizar

As assembleias são momentos importantes da vida do Partido, ao potenciarem o debate colectivo das prioridades de intervenção e a integração de mais militantes na actividade quotidiana.

As assembleias reforçam o Partido e a sua ligação às massas

Image 18167

No dia 9 realizou-se na Quinta da Atalaia a 22.ª Assembleia da Organização da Célula da Festa do Avante!, com a participação de meia centena de pessoas, entre membros da célula e convidados. Estiveram presentes os membros do Secretariado do Comité Central Alexandre Araújo e Pedro Guerreiro, tendo este último feito uma intervenção em que se referiu à importância da célula quer durante a construção da Festa do Avante! quer ao longo do ano. Foi ainda sublinhada a necessidade de preparar o alargamento da Festa à Quinta do Cabo e de criar condições para a futura utilização do novo terreno.

Na assembleia, que decorreu sob o lema «Mais Terreno, Mais Festa, Reforçar o PCP», fez-se o balanço do trabalho desenvolvido desde a última assembleia e definiu-se os objectivos para o próximo ano. Deu-se também destaque às principais lutas políticas que se avizinham. No que respeita aos objectivos orgânicos, foram estabelecidas novas metas para a recolha de fundos pela célula, com particular destaque para a campanha «Mais Terreno, Mais Festa, Futuro com Abril», depois de terem sido alcançados os valores inicialmente definidos.

No final da Assembleia realizou-se um almoço de confraternização.

Organizar para lutar

No mesmo dia, mas em Oliveira de Azeméis, realizou-se a 5.ª Assembleia da Organização Concelhia do Partido. Em debate estiveram a situação do País e do concelho e as linhas de intervenção para reforçar o PCP e a sua implantação junto dos oliveirenses.

No debate, que ocorreu nas antigas instalações da Junta de Freguesia de Santiago Riba-Ui, foram evidenciadas as dificuldades crescentes sentidas por trabalhadores, reformados e jovens fruto de anos de cortes nos salários e pensões, destruição de serviços públicos (encerramento de escolas, extinção de freguesias, retirada de valências do hospital), deterioração do já precário sistema de transportes, intensificação da pressão e exploração dentro das empresas do concelho por parte das entidades empregadoras, adiamento sucessivo de medidas de protecção do ambiente, entre outros. Ficou também claro que os problemas sentidos pelos oliveirenses têm a sua raiz na política de direita de sucessivos governos PS, PSD e CDS e dos vários executivos municipais.

Rejeitando a resignação e o desespero, a assembleia reafirmou a convicção dos comunistas de que há, no concelho e no País, «força bastante para resistir a estas políticas», como se provou ao longo dos anos nas diversas mobilizações realizadas. A assembleia decidiu intensificar os esforços para apoiar a dinamização das lutas justas dos trabalhadores e do povo e procurar criar condições para as levar ainda mais longe.

A Comissão Concelhia eleita é composta por 11 elementos. Destes, 60 por cento são operários e empregados.

Concretizar as decisões

Entretanto, a Direcção da Organização Regional de Lisboa eleita na última assembleia, realizada há poucas semanas, já elegeu os seus organismos executivos – Comissão Distrital, Executivo e Secretariado – e definiu as linhas de acção imediata. Entre estas sobressai o ambicioso objectivo de recrutar, nos próximos quatro anos, mil novos militantes a organizar nas empresas e local de trabalho. Grande destaque foi dado à mobilização para a Marcha Nacional «A força do povo», que se realiza no próximo dia 6 em Lisboa, e à preparação e realização da Festa do Avante!.

No comunicado emitido pela DORL na sequência da sua primeira reunião valoriza-se e saúda-se a «forte e intensa resposta dos trabalhadores, dos jovens, dos reformados e pensionistas e de vastas camadas da população» à ofensiva em curso contra direitos e condições de vida. 




Mais artigos de: PCP

Ligados à vida e à luta <br> somos mais fortes

«Obtivemos um grande êxito», afirmou Jerónimo de Sousa na sessão com novos militantes realizada quinta-feira, 14, em Lisboa. Na iniciativa ficou patente que muitos são os caminhos percorridos antes de tomar Partido, mas a uni-los está o apelo de lutar «contra a exploração, as injustiças sociais e o empobrecimento, por um Portugal com futuro, por uma sociedade mais justa», acrescentou o Secretário-geral do PCP.

PCP constrói o futuro

Na 8.ª Assembleia da Organização Regional de Coimbra – que se realizou no sábado e contou com a presença de Jerónimo de Sousa – reforçou-se o Partido, aprofundou-se a análise da situação do distrito, revigorou-se a luta de massas em defesa dos trabalhadores e das populações, intensificou-se o trabalho de direcção e preparou-se as próximas eleições legislativas.

Construção colectiva e próxima<br>do pulsar da vida

O programa eleitoral com que o PCP se apresentará às eleições legislativas está a ser construído em constante ligação à vida dos trabalhadores e das outras camadas antimonopolistas. As audições temáticas são parte fundamental deste processo de auscultação e debate.

Concretizar a democracia cultural

Garantir a concretização de uma verdadeira democracia cultural e defender os direitos dos trabalhadores da cultura são objectivos centrais do PCP.

Garantir o acesso à saúde

O salão do Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, acolheu no sábado uma audição sobre a defesa do Serviço Nacional de Saúde, integrada na construção do programa eleitoral do Partido. Estiveram presentes, entre outros, Jorge Pires, membro da Comissão...

Militarização não é solução

O PCP condena as medidas assumidas pela UE que, a pretexto do combate ao tráfico de migrantes, aposta em soluções militaristas e neocoloniais.

Resistir na Península de Setúbal

A «fúria privatizadora» do Governo PSD/CDS atinge particularmente as empresas e bens públicos da Península de Setúbal. O PCP contesta e apela à resistência.

Solidariedade

O PCP, através da Comissão Concelhia de São João da Madeira, expressou a sua solidariedade aos trabalhadores da Flexipol, que estão em greve desde terça-feira e até amanhã exigindo aumentos dignos dos seus salários. Esta paralisação segue-se a...

Debater a vitória em Paris

Cerca de 50 pessoas aproveitaram o feriado de 8 de Maio, em França, e encheram o Lusofolie's (conhecido espaço cultural parisiense que congrega a universalidade da cultura de todos os países lusófonos) para celebrar a passagem dos 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda...

Faleceu António Galhordas

Faleceu aos 83 anos António Galhordas, médico e «destacada figura da luta pela liberdade e pela democracia», como realça o Sector da Saúde da Organização Regional de Lisboa, da qual era membro, em nota emitida no dia 14. No mesmo documento, o Partido realça o...

Jornadas de trabalho

No dia 7 de Junho tem lugar a primeira jornada de trabalho de construção da 39.ª edição da Festa do Avante!, que este ano se realiza nos dias 4, 5 e 6 de Setembro na Quinta da Atalaia. Construída pelo trabalho voluntário de milhares de militantes e simpatizantes do Partido...