Homenagem a João Honrado
No dia 18, na Biblioteca de Beja, teve lugar uma sessão para lembrar o percurso de vida e de luta de João Honrado, revolucionário e militante comunista falecido há cerca de dois anos. A iniciativa contou com a presença – entre camaradas, amigos e família – de Alice Guerreiro, companheira do homenageado, assim como de Américo Leal e de Cesaltina, que conheceram João Honrado quando este passou à clandestinidade, tendo vivido na altura com o casal numa casa no Porto. Desde então consolidou-se uma forte amizade que perdurou para sempre.
O momento – organizado por um grupo de amigos a que se juntou a Câmara Municipal – iniciou-se com um conjunto de depoimentos de João Honrado, gravados por Ana de Freitas, jornalista da Rádio Voz da Planície, e por Maria João Ramos, professora no Instituto Politécnico de Beja. Após a projecção do vídeo, seguiram-se os testemunhos de Cláudio Torres, Sérgio Ribeiro e Rosa Calado, sobrinha de João Honrado.
No final interveio ainda Miguel Madeira, do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Beja, e Vítor Picado, vice-presidente da Câmara de Beja, que anunciou a intenção da autarquia de atribuir o nome de João Honrado a uma rua de Beja.