Homenagem a João Honrado

No dia 18, na Biblioteca de Beja, teve lugar uma sessão para lembrar o percurso de vida e de luta de João Honrado, revolucionário e militante comunista falecido há cerca de dois anos. A iniciativa contou com a presença – entre camaradas, amigos e família – de Alice Guerreiro, companheira do homenageado, assim como de Américo Leal e de Cesaltina, que conheceram João Honrado quando este passou à clandestinidade, tendo vivido na altura com o casal numa casa no Porto. Desde então consolidou-se uma forte amizade que perdurou para sempre.

O momento – organizado por um grupo de amigos a que se juntou a Câmara Municipal – iniciou-se com um conjunto de depoimentos de João Honrado, gravados por Ana de Freitas, jornalista da Rádio Voz da Planície, e por Maria João Ramos, professora no Instituto Politécnico de Beja. Após a projecção do vídeo, seguiram-se os testemunhos de Cláudio Torres, Sérgio Ribeiro e Rosa Calado, sobrinha de João Honrado.

No final interveio ainda Miguel Madeira, do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Beja, e Vítor Picado, vice-presidente da Câmara de Beja, que anunciou a intenção da autarquia de atribuir o nome de João Honrado a uma rua de Beja.




Mais artigos de: Nacional

Só há mudança <br>com o reforço da CDU

Uma forte participação – eram mais de 800 os presentes –, em ambiente fraterno e caloroso, marcou o almoço concelhio da CDU de Loures, no domingo, 26, iniciativa que contou com a participação do Secretário-geral do PCP.

Intervir para avançar

A situação nas escolas e nas fábricas, da universidade aos escritórios, da investigação às artes, à cultura e ao desporto, marcaram presença no Encontro Concelhio da Juventude CDU de Guimarães.

Defender a pesca nos Açores

Na sequência da sua visita aos Açores, e procurando dar respostas às preocupações que lhes foram levantadas pelos pescadores e suas organizações, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) apresentaram, no dia 27, 12 perguntas escritas à Comissão...

Insegurança na escola

Segundo denunciou a Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano, existem graves factores de insegurança na Escola Secundária de Alcácer do Sal desde a intempérie que obrigou, no dia 15 de Abril, à total evacuação de alunos, professores e...