Deflação e desemprego

A taxa de inflação na zona euro continuou em terreno negativo, no mês de Março, com o índice de preços a baixar 0,1 por cento, depois de uma queda de 0,3 por cento no mês anterior.

Segundo dados do Eurostat, divulgados dia 31, trata-se do quarto mês consecutivo de inflação negativa nos países da moeda única.

Por outro lado, o índice de preços ao consumidor mantém-se abaixo de um por cento há ano e meio e não alcança os dois por cento, objectivo do Banco Central Europeu, desde há 26 meses.

Ao mesmo tempo que aumenta a ameaça da deflação, o nível de desemprego traduz a profundidade da crise económica e social.

Afectando cerca de um quarto da população activa na Grécia ou em Espanha, onde mais de metade dos jovens não encontram trabalho, a taxa de desemprego no conjunto da zona euro eleva-se a 11,3 por cento.

Todavia as disparidades entre países são enormes, variando entre os cinco por cento na Alemanha ou na Áustria até aos 26 por cento na Grécia ou 23,2 por cento em Espanha.

As subidas mais fortes do desemprego foram observadas na Croácia (de 17,3% para 18,5%), no Chipre (de 15,6% para 16,3 por cento) e na Finlândia (de 8,4% para 9,1%).

Actualmente, 18,2 milhões de pessoas estão desempregadas na zona euro.




Mais artigos de: Europa

Mais pobreza e desigualdades

Um estudo da fundação alemã Hans-Böckler vem demonstrar o brutal agravamento da situação social e económica na Grécia provocado pelas medidas impostas pela «troika».

Pela água pública

Movimentos sociais, sindicatos e associações de moradores apresentaram, dia 31, em Barcelona, o Pacto Social pela Água Pública na Catalunha.

Presidente checo lembra papel libertador da URSS

O presidente da República Checa, Milos Zemen, realçou, dia 29 de Março, o papel libertador do Exército Vermelho e da União Soviética em 1945, e a sua acção decisiva para a derrota da Alemanha nazi. Intervindo na rádio F1, de...

Franceses manifestam-se hoje<br>em Paris

As centrais sindicais CGT, FO e FSU organizam, hoje, quinta-feira, 9, em Paris, um grande protesto nacional em que esperam mais de 100 mil manifestantes. Num momento em que se aguardava o anúncio de mais medidas anti-sociais, os sindicatos mostravam-se confiantes no sucesso desta jornada de luta, para a qual...