Luta na Galp Energia

Uma «tribuna pública de denúncia, protesto e luta» teve lugar no dia 27, segunda-feira, ao fim da manhã, junto à sede da Galp Energia, que nessa altura anunciava lucros de 236 milhões de euros, contados em Setembro, o que representa um aumento de oito por cento face aos primeiros nove meses de 2013. A iniciativa foi promovida pela Fiequimetal/CGTP-IN e pelos sindicatos com organização na Petrogal, Gás de Portugal, Galpgeste e demais empresas do grupo, procurando chamar a atenção para «uma situação muito grave» que se está a viver. Num comunicado da federação refere-se que os salários estão congelados há vários anos consecutivos e, depois de ataques sistemáticos a direitos importantes, como os regimes de reforma e de saúde, a administração prepara-se para entregar a empresas exteriores (em outsourcing) diversos serviços, em todas as empresas, incluindo as refinarias, o que constitui uma ameaça a centenas de postos de trabalho.

No Encontro Nacional de representantes dos trabalhadores das empresas do Grupo Galp Energia, que agendou esta acção, foi também decidido realizar concentrações de trabalhadores, a 13 de Novembro, nas refinarias e outros locais de trabalho.




Mais artigos de: Trabalhadores

Manifestação nacional amanhã

Convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a manifestação nacional de trabalhadores da Administração Pública que se realiza esta sexta-feira, em Lisboa, representa um ponto alto na luta contra o Orçamento proposto pelo Governo para 2015 e contra a política de direita que nele surge agravada.

EGF deve ficar pública

No dia 23, em Lisboa, sindicatos, trabalhadores, utentes e eleitos locais exigiram ao Governo que recue na privatização da empresa que domina dois terços do sector de resíduos sólidos.

Seguros pelo contrato

As seguradoras têm que cumprir o contrato colectivo em vigor e aumentar os salários congelados há quatro anos, exigiram os trabalhadores frente à associação patronal do sector.

Alerta pela EMEF

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário e a Comissão de Trabalhadores da EMEF decidiram realizar uma série de plenários e outras acções de contacto, para discutir com o pessoal da empresa de manutenção do Grupo CP a resposta a dar à...

Compensações via armador

As compensações financeiras pela proibição total da pesca da sardinha, que o Governo decidiu atribuir aos pescadores, durante um máximo de 90 dias (quando a interdição pode prolongar-se por quatro ou cinco meses), serão efectuadas por transferência...

Eleições na CIL

A 27 de Novembro vai ter lugar a eleição da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Região de Lisboa (CIL), para um mandato de três anos. Oficialmente promovido pelas comissões de trabalhadores da Exide (ex-Tudor), da EMEF e da CP, que subscrevem a...