Compensações via armador
As compensações financeiras pela proibição total da pesca da sardinha, que o Governo decidiu atribuir aos pescadores, durante um máximo de 90 dias (quando a interdição pode prolongar-se por quatro ou cinco meses), serão efectuadas por transferência bancária para a conta do armador, que deverá posteriormente pagar aos pescadores. Para a União dos Sindicatos do Algarve, seria «mais lógico e transparente» que a Segurança Social pagasse directamente a cada um dos tripulantes.
A direcção da estrutura distrital da CGTP-IN, que na segunda-feira divulgou um comunicado sobre a sua reunião da semana passada, admite a importância de paragens biológicas, mas coloca o acento nas consequências nefastas que a interdição completa implica para o aumento da precariedade e para o empobrecimento dos pescadores e suas famílias, bem como para o enfraquecimento da indústria conserveira.
A USAL/CGTP-IN, que acrescentou argumentos à posição da central contra o Orçamento do Estado para 2015 e pela demissão imediata do Governo, chamou ainda a atenção para a necessidade de lutar por melhores condições de vida e de trabalho na indústria hoteleira. A nível nacional o sector do turismo tem tido evolução positiva desde 2008, mas para as empresas da região os resultados têm sido ainda melhores. No entanto, a generalidade dos salários não é actualizada desde 2007, ocorrendo situações de salários em atraso.
Foi sublinhado o empenho na mobilização dos trabalhadores para a manifestação nacional da Administração Pública, amanhã, e para a jornada que a CGTP-IN promove no dia 13 de Novembro.