Seixal e Barreiro repudiam privatização da EGF

Governo trai os municípios

A Câmara do Seixal repudia veementemente a decisão do Executivo PSD/CDS de vender a Participação do Estado na Empresa Geral de Fomento (EGF) ao consórcio SUMA, liderado pela Mota-Engil e, desta forma, privatizar a Amarsul.
Ao fazê-lo, acusa a autarquia em comunicado, «o Governo trai a confiança dos municípios, os quais só aceitaram integrar a Amarsul – empresa responsável pelo tratamento do lixo na Margem Sul – no pressuposto de que, no mínimo, 51 por cento do seu capital social apenas poderia ser detido por entidades públicas».
Entretanto, as acções judiciais colocadas pelos municípios continuam por decidir. No caso do município do Seixal, «estamos convictos de que, mais cedo do que tarde, as acções judiciais que intentámos confirmarão a nossa razão na defesa dos direitos das nossas populações e do serviço público».
Também a Câmara do Barreiro está contra a privatização da EGF. Em declarações à Lusa, Sofia Martins, vice-presidente da autarquia, lembrou que a Amarsul é uma empresa pública «viável e financeiramente estável», com uma das tarifas mais baixas do País.




Mais artigos de: Nacional

Reduzir o custo <br>da electricidade

O PCP apresentou um Projecto de Resolução para que o Governo Regional dos Açores, enquanto accionista maioritário do Grupo EDA, SA (Electricidade dos Açores), institua uma redução de dez por cento na factura para todos os consumidores durante o ano de 2015.

Bairro da Castelhana legalizado

A Câmara de Loures entregou, a 13 de Setembro, o alvará de loteamento do Bairro da Castelhana, em São João da Talha, uma área urbana de génese ilegal (AUGI) com 861 fogos.

Desporto para todos

Cerca de quatro mil pessoas participaram, sábado, na Festa de Abertura da 31.ª Seixalíada, o maior evento do desporto popular do País.

CDU é diferente

No dia 13 de Setembro realizou-se, em Estarreja, um Encontro Regional de Aveiro de Eleitos e Activistas da CDU, onde se fez uma avaliação da situação do Poder Local no distrito, bem como da acção e intervenção da Coligação e dos seus eleitos nos...

Não aos parquímetros

A CDU entregou, sexta-feira, no Gabinete de Apoio ao Munícipe da Câmara de Sintra, mais de cinco mil assinaturas contra a implementação de parquímetros no concelho.Desta forma, a população soube demonstrar, através da massiva subscrição do...

«Itinerários de vida» <br>em Santiago do Cacém

No ano de comemoração do 40.º aniversário da Revolução de Abril, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) realiza no sábado, 27, um conjunto de acções destinadas a divulgar os resultados do trabalho de vários meses de levantamento de documentos...