Serviço Nacional de Saúde

Ataque demolidor

O PCP reagiu ontem à publicação da portaria n.º 82/2014, que contempla um conjunto de orientações visando destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantindo que tudo fará para «impedir a concretização de mais este esbulho» e apelando aos profissionais de saúde e aos portugueses para que «respondam a mais esta ofensiva, lutando de forma articulada em defesa do acesso aos cuidados de saúde e do instrumento consagrado constitucionalmente para a sua concretização, o SNS».

No comunicado apresentado por Jorge Pires, da Comissão Política do PCP, em conferência de imprensa, sublinha-se que a portaria tem como objectivo «desinvestir nos cuidados hospitalares», «despedir milhares de profissionais de saúde e impor a mobilidade forçada a muitos dos que ficarem», «limitar o acesso dos doentes à prestação de cuidados hospitalares» e «contribuir para viabilizar as unidades de elevada tecnologia do sector privado». O Avante! voltará a este tema no próximo número.



Mais artigos de: PCP

Unidade e luta pela alternativa

A Comissão Política do Comité Central do PCP emitiu, ontem, um apelo à «participação massiva» dos trabalhadores e do povo português nas manifestações do 1.º de Maio convocadas pela CGTP-IN.

Toponímia evoca Álvaro Cunhal

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, inauguraram no passado sábado a Praceta Álvaro Cunhal, situada na freguesia da Senhora da Hora. Perante centenas de pessoas, foi evocado o nome,...

Privatização é «pecado original»

Menos de um ano passado sobre a privatização da ANA, incluída no PEC 4 e consagrada no pacto de agressão, o PCP chama a atenção para as consequências negativas que já se fazem sentir.

O Militante

«Dia 25 de Maio – Mais força à CDU!» é o título de capa da nova edição de O Militante, à venda a partir de hoje. O tema surge no interior em dois momentos: no texto de Abertura, intitulado «25 de Maio, uma importante batalha eleitoral», e no...