O Militante
«Dia 25 de Maio – Mais força à CDU!» é o título de capa da nova edição de O Militante, à venda a partir de hoje. O tema surge no interior em dois momentos: no texto de Abertura, intitulado «25 de Maio, uma importante batalha eleitoral», e no artigo assinado por João Ferreira, «Uma CDU mais forte objectivo possível, justo, necessário e útil».
Os 40 anos da Revolução de Abril dão o mote para um conjunto de artigos: «Primeiro número do Avante! legal – um jornal na Revolução»; «A conquista de direitos pelos trabalhadores na Revolução de Abril», de Amável Alves; «40 anos do 25 de Abril – Forças Armadas, que futuro?», de António Rodrigues; «Comemorar Abril, defender a Constituição», de Bernardino Soares; e, de Margarida Botelho, «A luta popular de massas, motor da Revolução». «PCP, o Partido de Catarina Eufémia» evoca seis décadas sobre o assassinato da operária alentejana.
Adelaide Pereira, do CC, reflecte sobre a campanha de contactos no distrito de Leiria, enquanto Débora Santos escreve sobre o 10.º Congresso da JCP. Nuno Costa, do CC, assina «Participação popular – elemento diferenciador do projecto autárquico do PCP», e João Vieira «Pequena e média agricultura sacrificada no altar da mundialização capitalista». Na secção Internacional, Luís Carapinha discorre sobre a «Ucrânia – retrato de um golpe de Estado: Revanchismo neofascista e agenda imperialista». «Fascismo: um perigo real a tomar a sério» é o «Tema» desta edição, na qual se publica o comunicado da reunião do Comité Central de 24 de Março.