Reformados sábado na rua
Este sábado, dia 12, milhares de pessoas são esperadas nas ruas de Lisboa, para a «marcha de indignação e protesto» promovida pelo MURPI (Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos), a partir das 14h30, com saída da Praça do Município e desfile até ao Rossio.
Outras marchas e concentrações vão decorrer, também no sábado no Porto (Praça da Batalha, 14h30), em Guimarães (15 horas, Jardim Público da Alameda), Coimbra (10h30, Praça 8 de Maio), Covilhã (15 horas, Jardim Público), Faro (15h30, Largo do Mercado). No Funchal, o protesto foi convocado para amanhã, sexta-feira, pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da RA Madeira.
A jornada do MURPI decorre sob o lema «Por Abril, contra os roubos nas pensões». «Os reformados, aposentados e pensionistas têm vindo a ser vítimas de ataques constantes e continuados deste Governo», pelo qual «viram congelada a grande maioria das pensões mínimas», a par de «cortes mais abrangentes e profundos nos seus rendimentos», por via da «CES» e do agravamento do IRS, adianta a direcção da confederação, numa nota em que convocou os jornalistas para ontem apresentar com mais detalhe os contornos e objectivos desta acção. As condições de vida agravaram-se ainda devido a «outras medidas fortemente penalizadoras nas áreas da saúde, da habitação e dos transportes», protesta o MURPI.
O crescimento da exclusão, das desigualdades e da injustiça social «faz levedar os sentimentos de revolta e de indignação», reafirmando o movimento dos reformados que «só com a demissão do actual Governo e a convocação de eleições antecipadas o País mudará de rumo».