Estudantes do Superior manifestam-se em Lisboa

«Cortes cegos»

Centenas de estudantes do Ensino Superior de todo o País manifestaram-se no dia 2 de Abril em Lisboa. Nesta acção de luta, entre o Largo do Carmo e a Assembleia da República, protestou-se contra o aumento das propinas e os cortes nas bolsas.

«Está na hora de o Governo ir embora»

«A luta continua nas escolas e na rua» e «Está na hora de o Governo ir embora» foram algumas das palavras de ordem proferidas pelos estudantes. Em frente à Assembleia da República leu-se um manifesto, recordando que naquele dia, 2 de Abril, se comemorava os 38 anos da Constituição da República, onde estão também consagrados os direitos dos estudantes que o Governo tem vindo a liquidar.
O manifesto salienta, de igual forma, que no ano escolar em curso mais de dois mil estudantes do Ensino Superior já abandonaram as faculdades por as propinas se terem tornado «uma despesa insustentável» para as famílias.
Rita Rato, deputada do PCP à Assembleia da República, juntou-se ao protesto, tendo manifestado «solidariedade com a luta dos estudantes». «Entendemos que é determinante a continuação da luta para a derrota deste Governo e desta política de destruição do Ensino Superior público, um direito de cada um dos estudantes, mas também um instrumento fundamental para o desenvolvimento social e económico do País, pelos valores de Abril no futuro de Portugal», salientou.
Também a JCP valorizou esta «importante manifestação», que «vem demonstrar, mais uma vez, não só o descontentamento com a actual situação», como «é uma afirmação inegável da vontade e empenho de muitos jovens em exigir e construir um caminho diferente para a Educação e o País».
O protesto agregou um conjunto de 15 associações de estudantes.




Mais artigos de: Nacional

Revolta cresce no campo

Milhares de pequenos e médios agricultores manifestaram-se, dia 3, contra as imposições governamentais e exigiram políticas que defendam o mundo rural, onde a miséria e a desertificação andam a par do saque promovido em benefício do grande capital, acusaram.

Desprezo pelos lisboetas

A Mesa da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), presidida por Helena Roseta, apresentou e viu aprovada, no dia 24 de Março, a sua proposta final sobre as conclusões dos Debates Temáticos sobre a Colina de Santana, que contou com os votos contra dos eleitos do PCP neste órgão.Para os...

Movimento associativo

A CDU no Porto realizou no dia 27 de Março, no Auditório da Junta de Freguesia de Massarelos, uma Audição às colectividades de desporto, cultura e recreio e associações de moradores da cidade. Nesta iniciativa estiveram presentes 40 associações com forte...

Reformados sábado na rua

Este sábado, dia 12, milhares de pessoas são esperadas nas ruas de Lisboa, para a «marcha de indignação e protesto» promovida pelo MURPI (Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos), a partir das 14h30, com saída da...