Diálogo reatado sobre SMAS
O Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública congratulou-se com o diálogo retomado, no dia 5 de Fevereiro, entre as câmaras de Loures e de Odivelas em torno do futuro dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) e da criação de Serviços Municipalizados.
«Ainda perduram inúmeros problemas e carências nos serviços prestados pelos SMAS, mas não temos dúvida de que as alterações finalmente em curso em matéria de gestão, aliadas à experiência e grande competência técnica existente nos SMAS, irão permitir uma melhoria significativa da qualidade dos serviços de água e saneamento em Odivelas e concretizar todos os investimentos inadiáveis para a melhoria das infraestruturas», valoriza-se numa nota de imprensa.
No documento, o núcleo da Associação contesta ainda a decisão assumida no início de 2013 pela Câmara de Odivelas de entrega a privados, por 30 anos, da exploração e gestão da água para consumo humano, recolha de efluentes e dos resíduos urbanos no concelho. «A privatização da água e da recolha e tratamento dos resíduos urbanos em Odivelas, caso se viesse a concretizar, acarretaria consequências gravosas para a população. Os serviços seriam mais caros e de menor qualidade para os cidadãos e todas as ineficiências seriam pagas pelo orçamento municipal, ou seja, por todos nós», salienta a Associação.